Ação contra comércio informal no Alto da Sé, em Olinda, acaba em confusão e agressão
O servidor público que agiu com truculência foi confrontado por várias pessoas que o filmaram e questionam o porquê da abordagem violenta
novembro 13, 2024 - 2:01 pm
Imagem: Reprodução
Uma ação da Prefeitura de Olinda de ordenamento do comércio no Alto da Sé terminou em confusão nesta quarta-feira (13). Em vídeos, que circulam nas redes sociais, é possível ver que os ânimos se exaltaram e um dos servidores públicos chegou a agredir um comerciante.
O tumulto envolveu agentes municipais, trabalhadores e moradores, gerando reações nas redes sociais e manifestações de insatisfação. A ação contou com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco.
Durante o confronto, é possível ouvir pessoas gritando frases como “Isso aqui é a prefeitura de Olinda. A prefeitura agrediu um cidadão”, expressando a indignação com a abordagem dos agentes. Os vídeos registraram o momento em que o conflito escalou, evidenciando a tensão entre o ambulante e o agente do Controle Urbano, que tentava impedir a atuação do trabalhador no local.
O servidor público que agiu com truculência foi confrontado por várias pessoas que o filmaram e questionam o porquê da abordagem violenta. Logo após as cenas lamentáveis, o homem subiu em um dos caminhões de prefeitura e deixou o local sob protestos.
Prefeitura afasta servidor
A Prefeitura de Olinda decidiu pelo afastamento do servidor público. Em nota, a gestão afirmou que “não aceita este tipo de conduta”.
O LeiaJá procurou também Polícia Militar de Pernambuco, que enviou a nota abaixo:
“A Polícia Militar, através da CIATUR, informa que foi acionada para seguir em apoio ao órgão de controle urbano de Olinda, que realizava uma fiscalização de rotina no local. A PMPE garantiu a segurança durante a ação, de forma pacífica, intervindo com rapidez e civilidade e evitando possíveis embates entre os envolvidos. O órgão de controle urbano realizou a apreensão de alguns materiais que foram levados para a Prefeitura da cidade, para onde seguiram alguns manifestantes, que foram recebidos pela secretaria de Turismo. Ficou acertado que nesta quinta-feira (14), haverá uma reunião para ajustes e reivindicações“.
Confira os vídeos: