Organização que aliciava mulheres para casar com chineses em Pernambuco vira alvo da PF

A Polícia Federal cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em São Paulo, no Recife e em outras duas cidades de Pernambuco

Organização que aliciava mulheres para casar com chineses em Pernambuco vira alvo da PF

Policiais Federais apreenderam quantias em dinheiro na operação. Foto: Divulgação/PF

Na manhã desta terça (1º), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para desarticular um esquema de aliciamento de mulheres para casar com chineses em Pernambuco. Ao todo, 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Recife, em Caruaru, em Paulista, e na cidade de São Paulo.

As investigações começaram no início de 2021, após uma denúncia de fraude em pedidos de residência de estrangeiros no Brasil. O fundamento para esses pedidos era de casamento com nativas.

A denúncia levantou suspeitas para a atuação de uma organização criminosa que cometia ilegalidades para regularizar a migração de chineses. O esquema consistia no aliciamento de mulheres brasileiras dispostas a receber dinheiro para casar simuladamente com os estrangeiros e tornar legítima a permanência deles no Brasil.

De acordo com a PF, cerca de 60 policiais participaram da Operação Enlace, que conseguiu as ordens judiciais junto ao Juízo da 16ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco – Subseção Judiciária de Caruaru. Dos 10 mandados, quatro foram cumpridos no Recife, três em Caruaru, no Agreste de Pernambuco; um em Paulista, na Região Metropolitana do Recife; e dois em São Paulo.

Os crimes investigados são de organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso, cujas penas somadas podem ultrapassar 19 anos de reclusão.