Morro da Conceição: remoção de entulhos é concluída e projeto de reconstrução do santuário é iniciado
A expectativa é que as obras sejam concluídas para a festa de Nossa Senhora, que é celebrada no dia 8 de dezembro
setembro 12, 2024 - 7:45 pm
reconstrução do Santuário de Nossa Senhora Foto: Júlio Gomes/LeiaJá
A remoção dos destroços deixado do desabamento do teto da Igreja do Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, foi concluída nesta quarta-feira (11), antes do prazo previsto. Com o fim da remoção dos entulhos, agora será dado início a reconstrução da coberta do santuário, para tanto, foi fechada uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh), Secretaria de Projetos Estratégico (Sepe), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Defesa Civil, com a Arquidiocese de Olinda e Recife, para a realização das obras.
“Com a liberação da área pela Defesa Civil do Recife, o Governo do Estado assume. Nós estamos fechando com Arquidiocese o termo de fomento. Nossos engenheiros já vieram hoje, já começam a trabalhar, já estamos com o projeto da coberta, revisitando a questão dos cálculos para no mais tardar, a partir da próxima semana já está começando a produzir. A Arquidiocese é que vai fazer essa relação com a empresa, mas a gente já tem duas empresas que já disponibilizaram e estão fazendo os levantamentos de orçamento, de planilha, de tudo para o Governo do Estado, para efetivamente a gente garantir a reconstrução,” disse a Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.
LeiaJá Também: Vídeo mostra o exato momento do desabamento do teto da Igreja do Morro da Conceição
O padre Emerson Borges celebrou a conclusão da primeira etapa dos trabalhos para a reconstrução do santuário. Ele enxerga o momento como sendo de esperança e ressalta a importância de não ter pressa para concluir a obra. Para ele, cada passo da reconstrução deve ser realizado da melhor forma possível.
“Agora é um momento de esperança, momento de olhar para frente, olhar para o que vai vir, um novo projeto, melhoria da estrutura do santuário. Não estamos com o sentido de: tem que ser logo, não. A gente precisa que a coisa seja bem arrojada, bem elaborada, pensada, até pelos espaços litúrgicos que compete dentro do santuário. Não uma construção como a gente costuma fazer, a construção ela tem alguns aspectos que tem que ser respeitado e tem que ser direcionado da melhor forma possível,” ressaltou o padre.
A expectativa é que as obras sejam concluídas para a festa de Nossa Senhora, que é celebrada no dia 8 de dezembro.