Evento na UFPE discute a prevenção ao suicídio
O evento faz parte da programação do “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio, e busca fomentar discussões sobre o tema
setembro 12, 2024 - 4:56 pm
Foto: Pixabay
No dia 24 deste mês, das 14h às 18h, o auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE sediará o evento “A escuta como cuidado: rodas de conversa sobre prevenção ao suicídio”.
Promovido pelo Trieb – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise (Trieb-Neppsi), em colaboração com o Trieb projeto de extensão, o evento faz parte da programação do “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio, e busca fomentar discussões sobre o tema, promovendo conscientização, empatia e suporte à comunidade acadêmica e à população em geral.
Coordenado pela professora Marcela Monteiro, do Departamento de Psicologia (Depsi) da UFPE, o evento contará com a participação de alunos, egressos, professores, técnicos e representantes de organizações voltadas para a saúde mental, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Programa de Promoção da Resiliência e Prevenção ao Suicídio (PRPS) da UFPE. A programação inclui uma série de rodas de conversa que abordarão temas como a ética do cuidado em psicanálise, a escuta como ferramenta de apoio nas ideações suicidas e estratégias de prevenção ao suicídio.
A programação do evento é dividida em quatro momentos principais. A abertura ocorrerá às 14h, com a palestra “A escuta como cuidado”, ministrada pela professora Marcela Monteiro (Depsi/UFPE), seguida por uma roda de conversa, às 14h30, sobre “A ética do cuidado em psicanálise: a escuta como cuidado nas presenças implicada e reservada”, facilitada por Eduarda Bayer e Thaisa Simões, ambas egressas da UFPE, e mediada pela discente Karen Albuquerque.
Após um intervalo para coffee-break às 15h30, o evento prossegue às 16h com uma roda de conversa sobre o tema “Suicídio: da prevenção à ação”, conduzida pela professora Rosinha Barbosa, representante do PRPS, e Aldo Albuquerque, discente da UFPE, sob a mediação do aluno José Neto. Encerrando a programação, às 17h, uma última roda de conversa discutirá “Como podemos possibilitar uma escuta empática diante das ideações suicidas?”, com a participação de representantes do CVV e de Luís Roberto Melo, discente da UFPE, e mediação de Thaisa Simões.
O evento, que oferece certificação aos participantes e conta com 80 vagas, busca não apenas promover o debate sobre o tema do suicídio, mas também reduzir o estigma associado a ele, demonstrando a importância da escuta ativa e empática como forma de cuidado e suporte a quem enfrenta situações de vulnerabilidade psíquica. Além disso, o encontro visa informar sobre a disponibilidade de atendimentos psicológicos gratuitos e serviços de apoio, ampliando o acesso aos cuidados para a população.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar o link. O evento é uma oportunidade para a comunidade acadêmica e externa da UFPE se engajar ativamente na promoção da saúde mental e no cuidado coletivo.
Da assessoria da UFPE