Grande Recife garante 70% da frota durante greve dos rodoviários
Por meio de nota, a Grande Recife Consórcio garante que, dos 2.225 ônibus das empresas, haverá até 70% da frota circulando
agosto 8, 2024 - 8:39 pm
Foto: Júlio Gomes/Arquivo/LeiaJá
Com o anúncio da greve dos rodoviários a partir da próxima segunda-feira (12), o Grande Recife Consórcio de Transporte garantiu, por meio de nota, que até 70% da frota vai circular na cidade. O quantitativo deve obedecer a porcentagem no horário de pico, das 5h às 9h e das 16 às 20h. Nos demais horários, no entanto, deve haver circulação de 50% dos ônibus.
A nota oficial do consórcio determinou ainda que a greve não pode ferir direitos da população. “As manifestações e os atos de persuasão utilizados pelo movimento paredista não poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais da população, nem impedir o acesso ao trabalho, tampouco causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa, sob pena de apuração das responsabilidades administrativa, civil e penal dos atos ilícitos praticados durante a greve”, lê-se na nota.
O Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) conta com uma frota de 2.225 ônibus, distribuídos em dez empresas. Desse total, haverá 1.558 veículos circulando nos horários de pico, e 1.113 no restante do dia. Confira a lista abaixo:
Sindicato anuncia greve por tempo indeterminado
O Sindicato enviou, na última quarta-feira (7), uma nota ao Grande Recife Consórcio, informando da greve a partir da 0h da segunda-feira (12), por tempo indeterminado. A categoria passou os últimos meses em negociação com o patronato, com uma campanha salarial que pedia um reajuste de 5% acima da inflação. Com a proposta de um aumento real de 0,5%, entre uma das rodadas de negociação, o sindicato resolveu, por meio de assembleias, deflagrar a paralisação.