Pernambuco investiga dois casos de óbitos fetais em gestantes infectadas com vírus da febre do oropouche

Nova morte de feto aconteceu na 30ª semana de gestação de uma mulher residente em Ipojuca, no Grande Recife

Pernambuco investiga dois casos de óbitos fetais em gestantes infectadas com vírus da febre do oropouche

Testagem de amostras sob suspeita de infecção pela febre do oropouche. Foto: Divulgação/Lacen-PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco confirmou, nessa terça-feira (23), que investiga o segundo caso de morte de feto sob suspeita de infecção pelo vírus da febre do oropouche. A perda gestacional aconteceu na 30ª semana e as amostras biológicas de tecidos do feto resultaram positivo após passarem por análise no Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). Apesar de existir a confirmação da presença do vírus, ainda não é possível determinar que ele foi a causa do óbito.

Com este caso, Pernambuco agora registra quatro óbitos fetais em gestantes com infecção ou suspeita de infecção pelo vírus. Dois casos – nos municípios de Rio Formoso e Ipojuca – já tiveram confirmação e outros dois seguem sob análise. Até o momento, Pernambuco registrou 82 casos de febre de oropouche, no total.

O primeiro caso confirmado, em Rio Formoso, na Mata Sul, foi divulgado pela SES no dia 11 de julho. O segundo caso é o confirmado nessa terça-feira e aconteceu em Ipojuca, no Grande Recife.

LeiaJá também: Ministério da Saúde investiga primeiras mortes suspeitas por febre oropouche

O que recomenda a SES

A secretaria reforça os cuidados em relação às gestantes quanto à prevenção da doença. A recomendação é de que mulheres grávidas diminuam a exposição a picadas do maruim (culicóide) e a muriçoca (culicídeo), transmissores do oropouche, por meio do uso de roupas que protejam a pele, sobretudo nos horários de penumbra (ao amanhecer e ao anoitecer), quando os vetores se mostram mais ativos. Outra forma de prevenção é o uso de repelentes para gestantes e o cuidado com o acúmulo de lixo.

Febre do oropouche em Pernambuco

O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen) confirmou mais 10 casos da febre do oropouche na última segunda-feira (22). Com os novos resultados, o estado passa a registrar 82 casos da arbovirose. Até o momento, o Lacen identificou o vírus em pacientes de 13 municípios: Jaqueira, Pombos, Palmares, Água Preta, Moreno, Xexéu, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende e Camaragibe. Os últimos 10 casos são de Jaqueira e Camaragibe.