Apesar do sol recente, Apac prevê chuvas para o fim de semana

Mesmo com o sol dos últimos dias, a agência prevê precipitação moderada para a Mata Norte e Grande Recife neste fim de semana

Apesar do sol recente, Apac prevê chuvas para o fim de semana

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê chuva moderada nas regiões da Mata Norte, Grande Recife e Mata Sul, neste fim de semana. A publicação desta terça-feira (18) divulgou as tendências de precipitação até o domingo (23), para cada região do estado.

Para a Região Metropolitana do Recife (RMR), a agência prevê chuva fraca a moderada na quarta e quinta-feira. A intensidade deverá aumentar a partir da sexta-feira com chuva moderada durante todo o final de semana. A Mata Norte, por sua vez, tem uma previsão parecida, mas com chuva fraca na quarta-feira.

A Mata Sul, no entanto, apresenta uma tendência de chuva moderada apenas no sábado (22), com tendência fraca a moderada em todos os dias. Seguindo mais para dentro do estado, no Agreste, a Apac prevê chuvas fracas e moderadas ao longo da semana.

Por fim, os Sertões de Pernambuco e de São Francisco não têm previsão de chuva, exceto na quinta-feira (22).

Apac prevê mais chuvas

A agência vem publicando diariamente boletins com as previsões para os dias seguintes. A publicação de segunda-feira (17), portanto, aponta tendência de precipitação fraca e moderada em boa parte do estado. A mudança, entretanto, pode ser considerada normal, já que a diferença de um dia para o outro não é tão grande.

Abertura de comportas

Ainda nesta tarde, a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado (SRHS-PE) informou que fará a abertura de uma das comportas da Barragem de Lagoa do Carro. O procedimento acontece nesta quarta-feira (19), a partir das 10h. De acordo com o aviso, “a medida é necessária em função do reservatório estar próximo da cota de alerta”. A decisão do órgão obedece o Protocolo para Operação dos Sistemas de Controle de Cheias das Bacias Hidrográficas dos Rios Capibaribe e Una – 2024.

“A abertura será mantida até que o equipamento atinja o volume de acumulação de segurança, visando evitar inundações na Ponte do Cumbe, localizada na rodovia PE-50, no trecho entre as cidades de Feira Nova e Limoeiro. A operação acontece em articulação com a Defesa Civil estadual, Apac, Compesa e DER”, disse a pasta.