Foragido de Pernambuco há dois anos, “Rei da Maconha” é preso na Bolívia

Um dos principais fornecedores de entorpecentes de Pernambuco, conhecido como “Rei da Maconha”, foi preso na Bolívia

Foragido de Pernambuco há dois anos, “Rei da Maconha” é preso na Bolívia

Foto: Divulgação/PF

Um dos criminosos mais procurados de Pernambuco, conhecido como “Rei da Maconha”, foi preso no dia 25 de abril, em Puerto Quijarro em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O criminoso de 53 anos é natural de Recife, capital Pernambucana, e foi entregue pela Força Especial de Combate ao Narcotráfico (FELCN) da Bolívia aos policiais brasileiros na noite dessa terça-feira (28), no município de Puerto Quijarro, fronteira da Ponte Internacional Bolívia-Brasil.

O preso estava foragido do Sistema Penitenciário Pernambucano a mais de dois anos, desde 22 de abril de 2022. Em ação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (FICCO/PE), por Acordo de Cooperação Técnica com colaboração de servidores da Polícia Federal, Polícia Civil de Pernambuco, Polícia Penal, Polícia Militar de Pernambuco e Policia Rodoviária Federal, o criminoso foi pego.

A equipe de policiais da FICCO/PE foram até a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, para resgatar o “Rei da Maconha”, que agora foi encaminhado ao sistema penitenciário pernambucano e segue à disposição da 2ª Vara Regional de Execução Penal do Tribunal de Justiça-PE.

O preso responde pelos crimes de uso de documento falso e falsificação de documento público, roubo e assalto a bancos, porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito e tráfico de drogas. A prisão da FICCO-PE foi motivada pelos assaltos a banco, mas o homem também é um dos maiores fornecedores de entorpecentes do estado de Pernambuco, além de ser membro da facção criminosa Comando Vermelho.

Durante a procura, o foragido teve seu nome inserido na difusão vermelha da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) e passou a ser procurado em mais de 40 países.