Funase participa de avaliação do Sistema Socioeducativo de Pernambuco

Pernambuco receberá outro seminário para discussão do sistema socioeducativo regional, com previsão para acontecer em janeiro de 2025.

Funase participa de avaliação do Sistema Socioeducativo de Pernambuco

Avaliação do Sistema Socioeducativo de Pernambuco na Funase Funase Foto: Cássia Christine / Ascom Funase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) esteve presente, nesta terça-feira (28), no Seminário Estadual para Avaliação e Revisão do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, que visa trazer personagens de diversas áreas da sociedade para entender, estudar, discutir, propor, substituir e incrementar as ações e responsabilidades dos agentes que estão diretamente relacionados ao cumprimento de medida socioeducativa.

A reunião em Pernambuco, que aconteceu na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi o primeiro encontro estadual da avaliação do Plano Nacional, e contou com a presença de membros do sistema socioeducativo nacional, integrantes da rede de garantias de direitos de Pernambuco, poder executivo estadual, sociedade civil e socioeducandos na Funase.

“Pensar os próximos dez anos é pensar nas garantias das garantias, que se reflete em direitos básicos, oportunidades e protagonismo a partir da inserção social e da socialização. É assim que nós queremos construir o sistema socioeducativo para nossos adolescentes”, defende a presidente da Funase, Raissa Braga.

No encontro, jovens, familiares e egressos no sistema compartilharam seus pensamentos pelas medidas socioeducativa. A avaliação permitiu que as pessoas pudessem trocar opiniões e experiências sobre a socioeducação em Pernambuco e no Brasil. Esta colaboração foi enviada para o sistema da Funese e deve ser fonte para propor mudanças nos eixos de Gestão Sinase, Qualificação do Atendimento Socioeducativo, Participação Cidadã dos Adolescentes e Sistemas de Justiça e Segurança.

“Esse momento, onde estão presentes todos esses atores, concretiza o que nós temos para operacionalizar o atendimento socioeducativo e a gente avança ainda mais com a participação direta de adolescentes e suas famílias. Esse momento marca o início de um ciclo de reestruturação da política nacional de atendimento socioeducativo, que vai acontecer de maneira coletiva priorizando os adolescentes e os jovens”, afirma a coordenadora geral de políticas públicas socioeducativas do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Mayara de Souza.

A Fundação também organizou oportunidades para apresentações culturais como danças de caboclinho, frevo e boneca de pano, feitas pelas socioeducandas do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, show de percussão do grupo RePercussão dos socioeducandos do Case Garanhuns e bloquinho de carnaval do Boi Treloso da Funase com a banda Maracatu Cabra Alada.

Após os encontros estaduais em outras regiões do país, Pernambuco receberá um seminário regional para discussão do sistema socioeducativo, previsto para acontecer em janeiro de 2025.