Homem pesca granada na Ponte da Capunga, no Recife
O artefato foi encontrado por um pescador magnético, por volta das 9h desta segunda (27). O BOPE foi chamado e recolheu o explosivo
maio 27, 2024 - 12:22 pm

A granada estava dentro de duas sacolas. Foto: Tiago Pereira/Arquivo Pessoal
Na manhã desta segunda (27), um pescador encontrou uma granada no Rio Capibaribe, na Ponte da Capunga, no bairro da Madalena, na Zona Norte do Recife. A Polícia Militar esteve no local e recolheu o artefato para análise.
Praticante da pesca magnética, o designer gráfico Tiago Wanderley conta que jogou o imã de cima da ponte e se surpreendeu ao puxar uma sacola suspeita. Logo no toque, ele percebeu que se tratava de um explosivo e acionou o 190.
“Eu vim pescar aqui, joguei algumas vezes a corda e depois veio uma sacola, que eu já sabia que era alguma coisa ‘ilícita’. Aí tateando, eu já sabia que era uma granada. Eu rasguei a sacola e vi que realmente era uma granada. Dava para ver os gominhos e o pino também”, disse o pescador.
Uma viatura do Batalhão de Choque passava no local e parou para prestar o primeiro apoio. Equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) também estiveram na ponte e interditaram uma das faixas no sentido Centro, por volta das 9h.
O resgate durou cerca de 10 minutos, mas o trânsito só foi liberado por volta das 11h10. Membros da operação explicaram que, visualmente, o material se trata de uma granada militar, mas só a perícia pode confirmar a origem.
A suposta granada foi armazenada em uma caixa antibomba e levada ao batalhão. Após o trabalho da perícia, ela deverá ser explodida com segurança.



Há pouco mais de um ano realizando a pesca magnética no Rio Capibaribe, em setembro do ano passado Tiago encontrou um morteiro no Parque Santana. Ele conta que seu ímã também já puxou seis armas de fogo, oito bicicletas, quadros de motos roubadas, facas e até uma furadeira usada em cirurgias ósseas. Toda a rotina de pescaria é compartilhada com os seguidores no perfil @recifemagneticaofc.