Familiares de presos farão protesto no Recife para denunciar descaso no Presídio de Itaquitinga
Unidade acumula denúncias de más condições de vida para os presos
abril 22, 2024 - 3:17 pm

Protesto reunirá familiares de presos do Presídio de Itaquitinga 2, na Zona da Mata. Foto: Reprodução/YouTube
Na próxima terça-feira (23), às 8h, familiares de presos do Presídio de Itaquitinga 2 (PIT II), na Zona da Mata de Pernambuco, farão um protesto em frente ao Palácio do Governo do Estado, no Centro do Recife. As famílias reivindicam melhorias na alimentação dos detentos e nas condições gerais das celas. Além disso, denunciam punições aos presos por parte dos policiais penais que trabalham na unidade. Segundo uma fonte ouvida pelo LeiaJá, desde que houve um motim na PIT II, há cerca de dois meses, as pessoas encarceradas dormem e acordam no escuro.
“Eles [policiais] bateram mesmo, ‘meteram o pau’ nos presos da cela 19. Uns ficaram uma semana sem comer, outros uma semana sem tomar banho, outros com a cabeça e os braços machucados. Isso aconteceu depois que eles [os presos] tocaram fogo nos colchões da cela. Foi um grito de socorro. […] Depois disso, eles tiraram todas as lâmpadas de lá, o pessoal fica no escuro dentro das celas. Só tem a luz dos corredores”, relata Elaine*, esposa de um homem preso em Itaquitinga 2.
O ato desta terça-feira reúne mães, irmãs e esposas de presos da unidade. Elas carregam, em comum, o desgaste devido à rotina de visitantes. Os problemas em Itaquitinga 2 são antigos e também englobam questões como a revista vexatória — que é proibida no estado.
“Se eles cismarem com alguma coisa, é capaz de você ter que tirar a roupa toda. Tem uma máquina ali, que vê o que entra, então para que fazer isso? Às vezes preciso ficar praticamente nua para mostrar que não estou carregando nada. Já presenciei uma moça que estava menstruada e entrou para a revista. A moça [policial] disse: ‘Para você entrar, tem que trocar o absorvente’. Pois a agente acompanhou a menina no banheiro e pediu à visitante para trocar o absorvente sujo na frente dela. É muito constrangedor, é surreal”, continua a denunciante.
Administração das visitas e alimentação
O Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga (CIR) está localizado na cidade de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte. O complexo penitenciário é uma unidade de segurança máxima e administrado conjuntamente ao Governo Federal. Há anos Itaquitinga acumula denúncias de má administração, más condições de vida para os presos e de trabalho para os policiais, além de relatos de maus tratos.
Outra demanda das famílias de Itaquitinga 2 é que a unidade passe a ser administrada pelo estado, através da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seres). “A gente quer que o sistema de visitas seja como o da Seres. Não queremos regalias, só que a gente consiga visitar nossos maridos. Já é uma visita por mês, se o dia da minha cor cai em uma sexta-feira, eu nem sempre tenho como ir, porque trabalho de segunda à sexta”, conta Elaine. Segundo ela, na PIT II, o sistema de visitas é por cores e cada preso tem cor e dia de visita estipulados aleatoriamente.
“É muito difícil para nós, que somos família. Todos ficamos na mesma situação. O sofrimento que eles nos causam nos deixa mal. Quando a gente passa a ir, vemos os problemas. Eles são tratados que nem animais lá. Não tem ventilador na sala, toda vez que chego lá, meu marido tem uma marca diferente no corpo. Às vezes a comida já chega azeda, chega comida com bicho dentro, com mosquitos. Meu marido já comeu em muito lugar ruim, mas nenhum é pior do que esse. Eles também são gente, isso não é jeito de tratar nem animal”, acrescenta Elaine.
Sinpolpen denunciou gestão
Em outubro do ano passado, o Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco (Sinpolpen) denunciou a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado por não realizar a devida gestão no Presídio de Itaquitinga 2. Os profissionais se queixaram de terem poucos recursos humanos e alertaram para a crescente de rebeliões e conflitos na unidade.
*Elaine é um nome fictício.