Corpo de ‘Tio Paulo’ será sepultado neste sábado (20), no Rio

Perícia do corpo foi finalizada pelo IML nessa sexta-feira (19); sobrinha envolvida no caso permanece detida

Corpo de ‘Tio Paulo’ será sepultado neste sábado (20), no Rio

Paulo Roberto, ‘Tio Paulo’, e a sobrinha Erika na UPA de Bangu. Foto: Reprodução/WhatsApp

O corpo do idoso Paulo Roberto Braga, de 68 anos, o “tio Paulo”, será enterrado neste sábado (20) no Cemitério de Campo Grande, no Rio de Janeiro. É ele o idoso que foi levado morto, pela sobrinha, para atendimento em um banco no bairro de Bangu, na última terça-feira (16). Desde que o vídeo de ‘tio Paulo’, já sem vida, viralizou nas redes sociais, o caso ganhou repercussão nacional. O Instituto Médico Legal (IML) liberou o corpo nessa sexta-feira (19), três dias após a morte.

O vídeo que viralizou foi feito por funcionários da agência bancária e mostra o momento em que Erika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, sobrinha de Paulo, tenta fazer o tio assinar um documento de empréstimo. A assinatura concretizaria o saque de um empréstimo de R$ 17 mil. Nas imagens, Erika segura a cabeça do idoso, visivelmente desacordado, e tenta convencê-lo a assinar. “Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Senão, não tem como”, pergunta a sobrinha em atendimento.

Érika está presa por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver. A defesa dela alega que o idoso chegou vivo ao banco, mas a polícia afirma que ele já estava morto. Imagens de câmeras de segurança de um shopping perto do banco e da entrada da agência mostram o idoso aparentemente já desacordado; o material está em análise policial.

A Polícia Civil ouviu o motorista de aplicativo que levou Erika e Paulo ao banco, além de um homem que teria auxiliado na acomodação do idoso no veículo; ambos disseram não ter notado nada “estranho” e que o idoso parecia ainda estar vivo, respirando e com “força nas mãos”.