Vídeo: policiais militares invadem casa e agridem cadeirante em Piracicaba 

Familiares tentam intervir quando os agentes entram em uma casa e tentam prender um homem, e seu pai, cadeirante, também é agredido

Vídeo: policiais militares invadem casa e agridem cadeirante em Piracicaba 

Momento em que policiais agridem homem em frente de sua residência. Foto: reprodução/redes sociais

Policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) tentaram prender um homem em sua casa, na tarde da última segunda-feira (1º), e agrediram seu pai, que é cadeirante. Contudo, familiares presentes registraram em vídeo a ação dos policiais, e publicaram nas redes sociais como forma de denúncia. O caso aconteceu na comunidade Cantagalo, em Piracicaba, no interior de São Paulo. 

No vídeo é possível ver o momento em que dois policiais fardados da Rocam agridem um homem no chão, em uma tentativa de imobilizar ele. O homem, no entanto, corre para dentro de sua casa, e os agentes vão atrás. Seu pai, que está em uma cadeira de rodas, tenta bloquear a passagens dos policiais, mas é empurrado. Um dos oficiais, todavia, ainda joga um armário em cima dele. 

Por fim, um terceiro policial chega para auxiliar na prisão. Durante todo o registro, o pai do homem, e outros familiares, tentam perguntar aos agentes as razões pelas quais estão prendendo o rapaz, mas não há resposta. 

Por meio de nota, a Polícia Militar de São Paulo informou que uma equipe da Rocam fazia um patrulhamento na região quando avistou um motociclista “em atitude suspeita”. Porém, ao tentar abordar o indivíduo, outro homem se aproximou, “desobedeceu à ordem legal, proferiu palavras ofensivas e adotou postura agressiva contra as equipes”. 

Após a ação registrada, a equipe, com ajuda da força tática, levou o homem agredido ao pronto-socorro da Vila Cristina. 

O que disse a corporação sobre o cadeirante agredido 

A nota à imprensa ainda informou que, após receber as imagens da ação dos policiais na residência, abriu um inquérito “para apurar todas as circunstâncias da ocorrência”. A Secretaria de Defesa Social de São Paulo (SDS-SP) também confirmou a abertura do inquérito para avaliar a “conduta dos agentes”. 

A pasta ainda informou que o homem agredido foi encaminhado à Delegacia de Piracicaba, “onde prestou depoimento na presença de seus advogados”. Confira as notas ao final da matéria. 

Família se revolta contra agressão da PM a pai cadeirante 

Nas redes sociais, Priscila Padilha, irmã do jovem agredido, se manifestou, denunciando a ação truculenta da polícia. “Os vídeos são para a segurança da minha família! (…) Somos cidadãos com direitos e devem nos respeitar! A polícia é para servir e proteger, não bater em cadeirante, ameaçar e até mesmo matar”, disse. 

Um protesto está marcado para acontecer na comunidade, nesta terça-feira (2), às 19h. A deputada estadual em São Paulo, Paula Nunes, se manifestou, também pelas redes sociais. “Enviamos um requerimento de informação para a Secretaria de Segurança Pública cobrando o imediato afastamento dos PMs envolvidos”, disse. 

Nota — Polícia Militar 

Ontem (01) por volta das 16h20, uma equipe da ROCAM realizava patrulhamento tático no Bairro Canta Galo, em Piracicaba/SP, quando se deparou com uma motocicleta em atitude suspeita, e durante a abordagem sofreu resistência e desacato. 

Pela Rua Copo de Leite, os policiais avistaram uma motocicleta Honda/CG 150 preta, com placa sem lacre, levantando suspeitas de ser um veículo de furto ou roubo. Decidiram, então, abordar o veículo na Avenida Zulmira Ferreira do Vale com a Rua Principal. Ao iniciar a abordagem, um indivíduo saiu da comunidade Cantagalo em direção à equipe. 

Ordenado a se afastar da abordagem, este indivíduo desobedeceu à ordem legal, proferiu palavras ofensivas e adotou postura agressiva contra as equipes, resultando em um confronto físico. Os policiais utilizaram meios de contenção, mas o indivíduo continuava a resistir e tentou se evadir. 

Durante a tentativa de algemamento, familiares interferiram na ação policial, hostilizando a equipe e tentando impedir a prisão, sendo necessário o uso de força física para garantir a segurança da equipe e efetuar a prisão do indivíduo. 

Posteriormente, com apoio da Força Tática, o indivíduo foi conduzido ao pronto-socorro da Vila Cristina. 

Importante ressaltar que, por meio da unidade responsável pelo policiamento em Piracicaba, assim que recebemos as imagens do fato, foi instaurado um Inquérito Policial Militar, para apurar todas as circunstâncias da ocorrência. 

Nota — Secretaria de Segurança Pública 

O caso citado na reportagem foi registrado como desacato e desobediência no plantão da Delegacia Seccional de Piracicaba. A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) e apura a conduta dos agentes.

Na ocasião, policiais militares estavam em patrulhamento pelo bairro Cantagalo, na tarde de segunda-feira (01), quando ao tentar realizar a abordagem a um motociclista, um homem de 21 anos interveio. Foi necessário o uso do taser (arma de choque) para contê-lo. Durante a ação, seus familiares hostilizaram a equipe. Ele foi detido e conduzido à delegacia, onde prestou depoimento na presença de seus advogados. As investigações prosseguem na Delegacia Seccional de Piracicaba.