Religião africana celebra casamento entre homem de 63 anos e menina de 12
Integrantes da religião africana afirmam que a cerimônia ocorreu apenas para que a garota continuasse virgem até ter maturidade suficiente
abril 2, 2024 - 7:48 pm

Líder religioso foi criticado e a criança está sob proteção da polícia. Foto: reprodução/redes sociais
Um homem de 63 anos, líder de uma religião africana, se casou, no último sábado (30), com uma menina de 12. A cerimônia ocorreu em Nungua, na região metropolitana de Accra, capital de Gana. Integrantes da religião afirmam, no entanto, que o casório ocorreu apenas para que a garota continuasse virgem até ter maturidade suficiente.
Um convidado, que se diz a favor da união, explicou, entretanto, que se trata de uma tradição em que o líder religioso deve se casar com uma moça virgem. Ele relatou, porém, que em Nungua não há mais meninas virgens com menos de 9 anos de idade. Informações revelam, contudo, que Gborbu Wulomo a teria escolhido desde os seus 6 anos de vida.
De acordo com o site ganês Pulse, autoridades se manifestaram para impedir o casamento. A princípio, a idade mínima para se casar em Gana é 18 anos. O Serviço de Polícia de Gana, contudo, afirmou que a menina e sua família estão sob sua proteção até o fim das investigações sobre o “casamento controverso”.
LeiaJá também
Casamento de meninas de até 17 anos de idade diminui 65% em uma década
PF prende ex-servidor da Funai suspeito de abuso sexual de adolescentes e mulheres indígenas
Pelo menos 2.056 pessoas foram vítimas de abusos na Igreja Católica na Espanha
O advogado de direitos humanos e membro do parlamento, Francis-Xavier Sosu, declarou que Wulomo deve ser preso. Ele afirmou que a ação constitui uma violação de leis locais e internacionais.
A defesa da religião africana, no entanto, argumenta que os críticos da prática deveriam rever outras religiões, como o cristianismo e o islamismo, antes. A nota traz o exemplo da relação de Maria e José, que segundo a Bíblia, são os pais de Jesus. Maria, entretanto, teria se casado com José quando ela ainda era uma criança.