Declaração de Imposto de Renda: Saiba como o MEI deve fazer

O Sebrae preparou um vídeo e algumas dicas com o passo a passo para os MEIs declararem o Imposto de Renda como pessoa física.

Declaração de Imposto de Renda: Saiba como o MEI deve fazer

Foto: Freepik

Todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem declarar o Imposto de Renda como pessoa física (IRPF) e entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Nesta última sexta-feira(15) começou o prazo para o envio do IRPF, que segue aberto até o dia 31 de maio. 

É obrigatório declarar caso tenha recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2023. Cada profissional deve saber qual o segmento e o cálculo que deve fazer de acordo com sua faixa de isenção para a distribuição de lucros. 

Estes, são respectivamente: Serviços (32%); Empresas comerciais/industriais, transporte de carga e MEI Caminhoneiro (8%) e Empresas de transporte de passageiros (16%).

Guarde as notas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ressalta a importância de registrar as retiradas e guardar os comprovantes (gastos com compra de mercadorias, serviços, água, luz, aluguel, entre outros).

Além disso, a entidade ainda ressalta a importância de registrar as retiradas e guardar os comprovantes (gastos com compra de mercadorias, serviços, água, luz, aluguel, entre outros).

LeiaJá também: Entenda as novas regras da declaração do Imposto de Renda

Passo a passo

Neste ano, a Receita Federal estima receber 43 milhões de declarações. Para apoiar os microempreendedores, o Sebrae preparou um vídeo e algumas dicas com o passo a passo, desde a entrada no portal da Receita Federal até o preenchimento do campo de recebidos por Pessoa Jurídica.

Confira o vídeo: