CTTU implantará equipamentos de fiscalização eletrônica no corredor do BRT na Avenida Caxangá
Os novos equipamentos serão implantados na próxima segunda-feira (11)
março 4, 2024 - 7:01 pm

BRT parado em estação Legenda: Cabine de BRT na Avenida Caxangá
Motoristas que circulam na Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, devem ficar atentos às mudanças que serão realizadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na próxima segunda-feira (11). Será ampliada a fiscalização eletrônica do corredor do Sistema de BRT na via, com a implantação de mais quatro equipamentos que irão assegurar o respeito à prioridade de circulação do transporte público ao longo de todo o corredor.
A iniciativa tem como objetivo contribuir para a redução do tempo de viagem dos passageiros de ônibus. A avenida já possuía quatro equipamentos eletrônicos, sinalização vertical e horizontal, ação dos agentes de trânsito e fiscalização eletrônica desde as suas respectivas implantações.
Nos trechos já implantados houve uma redução de 701 infrações em julho de 2023 para 90 até janeiro deste ano.
O corredor exclusivo para os ônibus está localizado na faixa esquerda da via e, neste caso, basta que o veículo seja identificado por apenas uma das câmeras para que seja configurada uma notificação de trânsito conforme artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Os condutores que forem flagrados pelos equipamentos estarão passíveis de multa, considerada grave, no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O valor foi estipulado pela Lei Federal 13.154 de 30 de julho de 2015, que alterou o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), determinando que as infrações por transitar irregularmente nas faixas ou corredores exclusivos para veículos de transporte público coletivo de passageiros passem a ser gravíssimas.
LeiaJá Também:
Pai e filho são mortos no Agreste de Pernambuco; um dos corpos é decapitado