Moradores do Barro bloqueam BR-101 por falta de energia

A manifestação é a terceira em dois dias, em diferentes bairros do Recife, em que os moradores reclamam da falta de energia há dias

Moradores do Barro bloqueam BR-101 por falta de energia

O bloqueio foi feito com pneus queimados na pista. Foto: Divulgação/PRF

Moradores do bairro do Barro, na Zona Sul do Recife, bloquearam, nesta quarta-feira (21), um trecho do Km 72 da BR 101, no sentido Jaboatão dos Guararapes. O protesto contou com pneus queimados na pista, causando um trânsito intenso na área. A informação, passada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), é que o motivo é a falta de energia em diversas residências na região. 

O Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco (CBMPE) também chegou ao local para realizar o controle das chamas. A PFR confirmou a liberação da rodovia por volta das 16h55. 

O que diz a Neoenergia?

A Neoenergia Pernambuco informou, por meio de nota (confira na íntegra ao final do texto), que os serviços e avaliação e reparo na localidade começaram na madrugada desta quarta-feira (21). De acordo com a companhia, os técnicos identificaram “a necessidade de substituição do transformador”, e enviaram uma nova equipe para realizar a troca. No entanto, a empresa afirmou que os funcionários “foram hostilizados na comunidade e não conseguiram realizar o serviço”.

Após o ocorrido, uma terceira equipe compareceu ao local, acompanhada de força policial, para iniciar a “substituição do transformador por um de maior potência”. O serviço deve ser concluído até às 21h do mesmo dia.

Protestos por falta de energia no Recife 

Na última terça-feira (20), moradores da comunidade do Coque, na Zona Sul da capital pernambucana, também queimaram pneus no viaduto que dá acesso aos bairros do Pina e Boa Viagem. No entanto, o bloqueio causou um trânsito intenso por mais de duas horas na Avenida Agamenon Magalhães, importante via na área central da cidade. Ao final do dia, técnicos da Neoenergia chegaram ao local para a instalação de um transformador, com o fornecimento de energia em diversas ruas. 

Também na terça-feira, houve outro protesto nas redes sociais, no bairro da Várzea, na Zona Oeste da cidade. Moradores da comunidade dos Pimentas, nas imediações da Universidade Federal de Pernambuco, relataram que estavam há cerca de seis dias com falta de energia. Uma moradora afirmou ainda que sua geladeira quebrou devido às constantes quedas nos últimos dias. 

Nota da Neoenergia:

A Neoenergia Pernambuco informa que enviou uma equipe ao local, ainda na madrugada desta quarta-feira (21), quando foi iniciado o atendimento à comunidade. Após identificar a necessidade de substituição do transformador, uma nova equipe foi enviada com o equipamento para a troca, no entanto os profissionais da empresa foram hostilizados na comunidade e não conseguiram realizar o serviço. Uma terceira equipe foi enviada, desta vez com o apoio da força policial, e iniciou a substituição do transformador por um de maior potência. A previsão é que o serviço seja concluído até as 21h.