ONG distribui kit de redução de danos no carnaval de Jaboatão

O kit distribuído no carnaval pela ONG Arco+ conta com camisinhas e material educativo.

ONG distribui kit de redução de danos no carnaval de Jaboatão

A ONG Arco vai distribuir um kit de redução de danos e preservativos no carnaval de Jaboatão dos Guararapes. A campanha ocorre entre os dias 10 e 14. 

A abordagem visa destacar o uso responsável de substâncias e minimizar os efeitos negativos associados ao consumo de álcool. A proposta também alerta para a prevenção de comportamentos sexuais de risco. 

Voluntários vão entregar os kits com dispositivos de proteção individual e materiais educativos em Jaboatão e nas cidades vizinhas.  

O presidente da ONG Arco, Carlos Santos, ressalta a importância da iniciativa durante períodos festivos. “Enquanto nos divertimos com as festividades, não podemos esquecer o aumento dos casos de ISTs, impulsionados por decisões precipitadas em contextos de consumo de álcool e outras drogas. A prevenção, incluindo o uso consciente de preservativos e a adesão a testes regulares, é nossa maior esperança. Proteger-se é um ato de respeito próprio e cuidado com o próximo. Em meio à celebração, a redução de danos é um pilar para um Carnaval verdadeiramente feliz e seguro”   

A ONG destaca que essa abordagem contribui para a diminuição de despesas relacionadas à saúde e segurança. Nesse sentido, o projeto visa não apenas a proteção individual, mas também a promoção de uma consciência coletiva.