Morro deve receber mais de 1 milhão de fiéis, diz reitor

A celebração de Nossa Senhora da Conceição contará, nesta sexta-feira (8), com 16 missas durante todo o dia

Morro deve receber mais de 1 milhão de fiéis, diz reitor

O Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do Recife, celebrado nesta sexta-feira (8), reúne milhares de fiéis e visitantes ao Santuário da santa, no bairro do Morro da Conceição, na zona Norte da cidade. Segundo o reitor do local, padre Emerson Borges, a expectativa é de que cerca de 1,5 milhão de pessoas subam as ladeiras e escadarias do Morro, a partir do dia 28 de novembro, quando tiveram início as celebrações, até o dia da santa. As visitas ainda deverão se estender até o domingo (10), para aproveitar o fim de semana, com uma programação de missas.  

 

A festa desse ano traz um diferencial, segundo o reitor, que é relacionado à grande movimentação de pessoas, desde o início da festa. Padre Emerson afirma ainda ser muito comum que pessoas venham de outras cidades, estados, e até de outros países, para pôr em prática sua fé e participar da missa. 

Imagem de Nossa Senhora da Conceição levada por fiéis. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá 

“A festa de Nossa Senhora da Conceição, neste ano de 2023 tem sido, para nós, uma expressão muito forte, como já é, mas estamos encontrando as pessoas com um pouco mais de fé, diante das realidades que cada uma tem, e que estão passando na vida. Cada um que sobe o Morro da Conceição, traz a sua história, traz a sua experiência com Nossa Senhora, dos diversos dramas da vida. E aqui, no Santuário do Morro da Conceição, elas encontram justamente essa força, essa fé, essa esperança de que, a vida, por mais difícil que ela seja, mas com a fé fica mais fácil de lidar com ela”, disse o padre Emerson, ao LeiaJá.

Padre Emerson Borges, reitor do Santuário. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá 

A tradição de subir o morro e fazer as preces à padroeira do Recife conta com o rito de acender uma vela, ato comum para boa parte dos visitantes. O velário do Santuário fica localizado na parte de trás da igreja, ao lado da imagem da santa, e para garantir a segurança do local e das pessoas, o Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco (CBMPE) atua em toda a programação. Por meio de nota, a corporação informou que realiza trabalhos de prevenção e combate a incêndio, com uma equipe do Grupamento de Incêndio, atendendo exclusivamente ao evento. Os bombeiros ainda informaram que dispõem de viatura de Resgate com objetivo de garantir a segurança dos devotos durante a festividade. 

Bombeiros atuam continuamente no velário. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá 

Voluntários servindo à Santa 

A Festa do Morro conta com cerca de 700 voluntários, formados por devotos da santa. Entre serviços burocráticos e afazeres práticos, os fiéis trabalham todos os dias oferecendo serviços para ajudar na organização do evento. 

Uma dessas voluntárias é dona Luzinete Maria da Conceição, de 69 anos, que mora no Alto José Bonifácio, bairro vizinho ao Morro da Conceição. A devota atua como voluntária há cerca de 10 anos, e esse ano ela presta serviços na cozinha e na coleta de doações. 

Para dona Luzinete, o trabalho voluntário no Santuário é parte de uma promessa feita há anos. “Muita fé em Maria, sou muito devota de Nossa Senhora. Eu fiz uma promessa, e enquanto ela e Jesus me dessem vida, eu trabalhava para ela”, declarou.