Ilha de Deus sedia conferência de mobilidade municipal

Segunda edição da Conferência Livre de Mobilidade do Recife acontecerá nesta sexta-feira e no sábado, em referência ao Dia Mundial Sem Carro

Ilha de Deus sedia conferência de mobilidade municipal

Nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), a comunidade Ilha de Deus, na Zona Sul, sedia a 2ª Conferência Livre de Mobilidade do Recife (II Colmob). O evento, que acontece em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, acontece com o objetivo de fortalecer e ampliar a incidência política sobre mobilidade urbana e suas transversalidades a partir da mobilização das periferias do Grande Recife.

A abertura do evento acontece amanhã, às 19h, na sede da Ação Comunitária Caranguejo Uçá, na Ilha de Deus, pautando temas como o esvaziamento dos espaços oficiais de participação popular na mobilidade municipal, como as Conferências Municipais de Trânsito e Transporte, que desde 2007 não ocorrem em Recife. “É urgente pensar e propor soluções de mobilidade que dialoguem com toda a diversidade sociogeográfica da cidade, e que contemplem não apenas as áreas de planície, mas também os morros e os rios. Além disso, essa conferência é um espaço livre para a incidência política a fim de garantir o direito constitucional ao transporte e a mobilidade com as nossas especificidades locais de cada território”, diz posicionamento da organização idealizadora da ação.

No sábado, a primeira mesa debate a Conjuntura da Mobilidade Pernambucana, enquanto a segunda tem como tema “As utopias que não são utopias: questões da mobilidade que parecem impossíveis, mas já estão acontecendo”.  O bate-papo contará com a participação de representantes das organizações Ameciclo, Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Pernambuco (FND), Movimento Passe Livre, Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, Sindicato dos Metroviários de Pernambuco – Sindmetro-PE, Rede Meu Recife, Observatório de Mobilidade de Salvador e Bigu Comunicativismo.

A programação inclui ainda mostra de filmes e apresentações culturais. Toda a construção de propostas da 2ªConferência Livre servirá de subsídio para as conferências que pautarão as discussões em torno da mobilidade urbana das eleições municipais de 2024. A iniciativa é uma realização da Bigu Comunicativismo, Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife – Ameciclo, Ação Comunitária Caranguejo Uçá, Rede Meu Recife, Movimento Passe Livre – Pernambuco, INCITI – Núcleo de Pesquisas Urbanísticas da UFPE e Escola de Ativismo.