Metroviários do Recife decretam em estado de greve
As grandes reivindicações do categoria são pelo Plano de Recuperação do Metrô do Recife, e pela exclusão da CBTU do Plano Nacional de Desestatização (PND)
abril 21, 2023 - 8:19 am

Os metroviários de Pernambuco decidiram, em assembleia, entrar em estado de greve durante 30 dias, a partir da quainta-feira (20). As grandes reivindicações do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) são pelo Plano de Recuperação do Metrô do Recife, e pela exclusão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND).
“Temos um Metrô que já transportou 400 mil usuários por dia e hoje só transporta 170 mil, por falta de condições. O atual Governo Federal tem informado, em reuniões com a direção do Sindicato, que vai promover a retomada dos investimentos no sistema, mas ao mesmo tempo não aceitamos o fato de a CBTU não ter sido retirada do PND”, disse o presidente Sindmetro-PE, Luiz Soares durante a assembleia.
Em entrevista ao LeiaJá na última terça-feira (18), Luiz Soares, disse que tem questionado o Governo do presidente Lula (PT) o motivo pelo qual algumas estatais foram retiradas da lista do PND e a CBTU não.
“[O presidente Lula] se comprometeu com os trabalhadores que não iria privatizar. No entanto, aos estudos foi dado encaminhamento, e há prazo de conclusão. Então, nesse sentido os trabalhadores estão se sentindo assim, não posso dizer traídos, mas foram apunhalados covardemente pelo governo, porque a ação tomada pelo presidente foi um golpe para os trabalhadores e trabalhadoras da CBTU e da Transurb”, disse Soares ao LeiaJá.
Além dessas demandas, a categoria quer que a tarifa do metrô passe a ser de R$ 2,00 e pleteia pela recuperação do transporte, devido aos tantos poblemas que acarretam em interrupções nos ramais que opera no Recife e Região Metropolitana.