Austrália: espinafre causa delírios em centenas de pessoas

Empresa acredita que contaminação foi acidental e um recall nacional foi feito junto às autoridades sanitárias

Austrália: espinafre causa delírios em centenas de pessoas

Uma empresa de produtos naturais na Austrália emitiu um recall depois que centenas de pessoas relataram sintomas preocupantes, incluindo alucinações, ao comer o espinafre de um lote da marca. A Food Standards Austrália e Nova Zelândia, órgão fiscalizador, está trabalhando com empresas de alimentos e autoridades estaduais para coordenar o recolhimento nacional. 

“Os consumidores que compraram o lote de espinafre em questão não devem comê-lo e devem descartá-lo”, disse a agência em comunicado na sexta-feira (16). As entidades acreditam que o produto, o “Baby Spinach”, da marca Riviera Farms, pode ter sido acidentalmente contaminado, levando as pessoas a sofrer possíveis reações tóxicas, como alucinações, arritmia cardíaca, visão turva, febre e desidratação. 

Uma das vítimas da contaminação, Sajju Dangol, disse à NSW que todos os membros de sua família se sentiram mal depois de comer o espinafre. Todos eles tinham visão turva, dor de cabeça e alucinações. O produto, no entanto, não sofreu alteração no cheiro, cor ou textura. 

O recall nacional inclui sacos de espinafre vendidos pela Costco em New South Wales, Victoria e ACT, com datas de validade de 16 de dezembro até 28 de dezembro. A NSW Health disse que estava trabalhando com outras jurisdições para investigar o problema e, na noite de sexta-feira (16), 47 pessoas relataram sintomas após comer o Baby Spinach, pelo menos 17 das quais procuraram ajuda médica. Desde então, já foram feitas mais de 200 notificações do tipo. 

Em um comunicado, a Riviera Farms disse que emitiu um recall de todos os seus produtos nos lotes com datas de validade até 28 de dezembro, como medida de precaução.