Rei Charles faz primeiro discurso ao Parlamento britânico

Monarca prometeu ser fiel ao modelo constitucional

Rei Charles faz primeiro discurso ao Parlamento britânico

O rei Charles III fez seu primeiro discurso ao Parlamento britânico nesta segunda-feira (12) e prometeu “ser fiel” ao governo de modelo constitucional.

Além disso, voltou a falar de sua mãe, a rainha Elizabeth II, e disse sentir o “peso da história” com a sua perda.

Acompanhado da rainha consorte Camilla, Charles ainda lembrou a “dedicação insuperável” de sua “amada mãe” ao país e ao seus deveres, prometendo servir aos mesmos princípios. Depois, voltando a citar William Shakespeare, afirmou que Elizabeth II era “uma modelo de vida em todos os princípios”.

A fala do novo monarca ocorreu após diversos políticos manifestarem publicamente mensagens de condolências ao rei pela morte da rainha, ocorrida no último dia 8, no Palácio do Balmoral, na Escócia.

Entre aqueles que presenciaram o primeiro discurso, estão os ex-primeiros-ministros Theresa May e Boris Johnson.

Após o discurso, o rei Charles se dirigiu para a Escócia para participar da abertura do velório público da rainha, que será realizada na igreja St. Gilles, em Edimburgo, na Escócia.

O corpo da monarca chegou à cidade neste domingo (11) e ficará na sede religiosa até a terça-feira (12). De lá, será transferido para Londres, onde a partir da quarta-feira (13) ficará em novo funeral público por mais quatro dias em Westminster.

A rainha será sepultada no dia 19 de setembro, na Capela Memorial George VI, no Palácio de Windsor, ao lado do túmulo de seu pai.

Da Ansa