Governo de PE desativa centro de testagem do Cefospe

Fechamento estava previsto no programa de desmobilização dos centros e postos de testagem. Confira quais postos seguem em funcionamento

Governo de PE desativa centro de testagem do Cefospe

Neste sábado (30), o Governo do Estado desativa mais um centro de testagem em Pernambuco, desta vez a unidade que foi instalada no Centro de Formação do Servidor Público do Estado (Cefospe), no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-PE), o fechamento estava previsto no programa de desmobilização dos centros e postos de testagem sob gestão estadual, considerando os indicadores da Covid-19 e a baixa demanda nesses espaços.  

O centro de testagem estava em funcionamento desde o segundo mês da pandemia no Brasil, em abril de 2020, e apresentou uma redução de 92% nos exames realizados no Cefospe (janeiro foram feitos 10.347 exames; em fevereiro foram 4.540; e em março apenas 762 testes). Neste mês de abril, foram registradas apenas 317 coletas no Cefospe. 

Continuam em funcionamento quatro postos estaduais de testagem: Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea – que funciona de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h; antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista – por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; e Secretaria de Educação do Estado (Seduc), no bairro da Várzea – de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa. 

No último dia 4 de abril, foi desmobilizado o centro de testagem instalado no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda. Já o serviço localizado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, foi encerrado no dia 11 de abril. A testagem no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, foi encerrada no dia 25 de abril.