Aneel aprova aumento de 18,98% na conta de luz em PE

Aumento entra em vigor a partir de 29 de abril

Aneel aprova aumento de 18,98% na conta de luz em PE

A direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em unanimidade, nesta terça-feira (26), o reajuste tarifário na conta de energia elétrica dos pernambucanos em 18,98%, na média geral. A mudança, que vigora a partir de 29 de abril, foi solicitada através de um requerimento da Neoenergia Pernambuco (Celpe) e estava prevista para este ano, acompanhando o impacto da crise hídrica e também dos custos para a compra de energia. 

No relatório, a Neoenergia argumentou que o reajuste segue a janela tarifária dos últimos 10 anos, referenciada nos índices passados para avaliação inflacionária no país. Segundo a concessionária, o custo dos encargos setoriais, transporte, compra de energia e distribuição impactaram na medida. 

Assim, o reajuste médio geral percebido pela população será de 18,98%. Para o grupo A (conectado em alta tensão), o aumento é de 19,01%; para o grupo B (conectado em baixa tensão), o aumento é de 18,97%. Para o subgrupo B1 (residencial), o impacto é de 18,50%. 

Este é o sexto reajuste tarifário aprovado pelo colegiado em uma semana. Os outros estados com reajuste na conta de luz foram Ceará, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte, no último dia 19, e Alagoas, também nesta terça-feira (26). Mais detalhes podem ser conferidos no site da Neoenergia (neoenergiapernambuco.com.br).