Recife: 1º dia de campanha da 4ª dose tem busca constante

Nova etapa da vacinação contra a Covid foi iniciada na manhã desta terça-feira (29) em mais de 50 pontos de vacinação no Recife

por Vitória Silva ter, 29/03/2022 - 14:12
úlio Gomes/LeiaJáImagens O aposentado Regino Salves, de 71 anos, comemorou a quarta dose úlio Gomes/LeiaJáImagens

A segunda dose de reforço ou quarta rodada da vacinação contra a Covid-19 foi liberada pelo Governo de Pernambuco, na última sexta-feira (25), para o público com 65 anos de idade ou mais e que já esteja com o esquema vacinal completo. No Recife, a nova etapa foi iniciada na manhã desta terça-feira (29), junto à expansão dos pontos de vacinação — a capital pernambucana agora conta com mais 22 postos.

O primeiro dia de campanha não mostrou pontos de imunização lotados, mas teve movimentação constante. O LeiaJá foi à Upinha Nossa Senhora do Pilar, na Comunidade do Pilar, bairro do Recife, para acompanhar a demanda na unidade. Lá, os recém imunizados se disseram mais seguros com a chegada da nova dose e também se mostraram abertos a todos os reforços que vierem pela frente.

“Com certeza me sinto mais seguro. Se tiver a quinta ou sexta dose, tomarei. Quanto mais doses no corpo, melhor, para combater essa pandemia. Eu vou continuar usando minha máscara tanto em ambiente aberto quanto fechado, até quando eu tomar a decisão de que tenho confiança para não usar no ambiente aberto. A precaução é a melhor coisa que tenho, pela minha idade e também pelo cuidado com o próximo”, disse o aposentado Regino Salves, de 71 anos.

A Prefeitura do Recife estima que mais de 119 mil pessoas nesta faixa etária estejam aptas a receber o imunizante. A vacina será aplicada naqueles que receberam a primeira dose adicional há, pelo menos, quatro meses. Para receber a dose, os idosos precisam realizar agendamento, liberado na segunda-feira (28), por meio do site ou aplicativo Conecta Recife.

 “É preciso que a gente se imunize e fique resguardado contra esse vírus. Não peguei Covid, logo na primeira semana [de vacinação] tomei a primeira dose, depois a segunda e a terceira em outubro; estava só esperando a quarta, pois desde janeiro estou apto. As pessoas ainda têm que ter muito cuidado, se resguardar. Usar, quando necessário, a máscara; só a vacina não é suficiente. Eu não vou abdicar da máscara tão cedo. Onde houver aglomeração, eu uso. Como estou numa faixa etária avançada, a gente é mais suscetível. Perdi dois parentes para essa doença e não quero me arriscar”, completou o músico João Batista de Coimbra, de 72 anos, que também foi tomar a quarta dose na Upinha do Pilar nesta manhã (29).

No ato da vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.

Novos pontos de vacinação

Desde a segunda-feira (28), o Recife conta com mais 22 novos pontos de vacinação contra a covid-19. Com isso, a capital chega a 51 locais de imunização, entre centros, drive-thrus e unidades de saúde da Rede Municipal de Saúde. Estas últimas estão espalhadas nos oito Distritos Sanitários da cidade, não precisam de agendamento e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

COMENTÁRIOS dos leitores