Mulher é diagnosticada com Covid-19 e outros dois vírus

Com as três doenças ao mesmo tempo, a paciente disse que começou a sentir sintomas gripais após uma confraternização de fim de ano

qua, 05/01/2022 - 11:31
Pixabay Pixabay

Uma mulher foi diagnosticada com Covid-19, Influenza A e adenovírus ao mesmo tempo em Botucatu, no Interior de São Paulo. De acordo com o médico que a atendeu, a paciente de 49 anos relatou que começou a sentir sintomas de gripe após uma confraternização de fim de ano.

"Ela chegou com síndrome gripal, eu fiz o painel viral, vieram os três vírus. Monitorei ela para Covid por dez dias", confirmou o médico e chefe da infectologia da Universidade Estadual de São Paulo, Alexandre Naime Barbosa.

Ele explicou que a paciente não faz parte do grupo de risco e pratica atividade física de alta intensidade. Após o prazo de observação, ela foi liberada para retomar as atividades do dia a dia, conforme o portal R7.

"Ela está ótima, é uma médica, triatleta, não desenvolveu sintomas graves, não teve hipóxia, nada. Ela não precisou usar oseltamivir porque não é grupo de risco. Mas veja que mesmo pessoa sem comorbidades e com histórico de atleta pode pegar três vírus ao mesmo tempo. Por isso é importante a gente manter as medidas de prevenção, que são o uso de máscara e evitar aglomeração", recomentou o médico.



Vacina proporcionou recuperação

Para Barbosa, o compromisso com da paciente com as etapas de imunização foi determinante para a recuperação. "Ela tem vacina de influenza. Apesar de a vacina de influenza não pegar a cepa que está circulando, pode ser que tenha algum efeito de proteção cruzada. E ela tem as três doses da vacina. A terceira dose dela foi em outubro, porque ela é profissional da saúde. Teve uma resolução super boa do quadro", descreveu.

COMENTÁRIOS dos leitores