Maranhão flexibiliza o uso de máscara contra a Covid

Nesta quinta-feira (11), o Maranhão se tornou o 4º Estado a flexibilizar o uso do item de proteção em espaços abertos

qui, 11/11/2021 - 10:10
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Casal dividido entre o uso adequado da máscara para evitar o contágio do vírus Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A partir desta quinta-feira (11), o uso de máscaras contra a Covid-19 deixou de ser obrigatório em ambientes abertos no Maranhão. O Estado é o quarto a flexibilizar o importante item de proteção ao vírus, que também pode passar a ser facultativo em mais dois estados no início de dezembro.

A medida foi encabeçada pelo Rio de Janeiro, que afrouxou a utilização da barreira individual de prevenção no fim de outubro. Em seguida, o Distrito Federal e Rondônia conferiram a possibilidade da população escolher se deseja circular sem máscara em espaços públicos.

Decisão das prefeituras prevalece

Embora os governadores tenham optado por flexibilizar o item, a medida só vale para espaços abertos, sendo obrigatório o uso em ambientes fechados. Também vale lembrar que cabe às prefeituras permitir ou impedir que a determinação alcance aos municípios.

Estados próximos da flexibilização

Mediante a ampliação da vacinação completa e da consequente queda de casos, o Comitê Científico de São Paulo mostrou interesse em adotar o uso facultativo no início de dezembro.

A posição se reflete em Minas Gerais, que pretende flexibilizar a obrigatoriedade do item proteção no próximo mês, quando 70% da população deve estar imunizada com duas doses.

COMENTÁRIOS dos leitores