No Recife, ato marca Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

Manifestação marcada para acontecer nesta terça, reivindica efetivação de políticas públicas destinadas às PcD

No Recife, ato marca Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

Nesta terça-feira, dia 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No Recife, a data será lembrada com ato organizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (COMUD/Recife), marcado para acontecer a partir das 15h, na praça do Derby, na área central da capital pernambucana.

Dentre as organizações da sociedade civil que confirmaram presença estão: Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Pernambuco (FCD/PE); Bloco Carnavalesco Me Segura Senão eu Caio; Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR); Associação Pernambucana de Cegos (APEC); Associação de Pais e Amigos do Centro de Reabilitação e Educação Especial (APACREE); Associação dos Usuários de Cateter Intermitente de Pernambuco (AUCIPE); Associação de Famílias Para o Bem Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (AFETO); Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED); IncluiPE; Instituto Arthur Vinícius (IAV); Centro Evangélico de Reabilitação e Treinamento Ocupacional (CERTO) e o Movimento de Mulheres com Deficiência de Pernambuco.

De acordo com os organizadores, o Brasil possui uma legislação avançada voltada aos direitos da pessoa com deficiência, a exemplo do Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituído pela lei federal nº13.146, de 06 de julho de 2015. Faltam, contudo, políticas públicas  de educação, saúde, trabalho, assistência social, esporte, cultura e lazer que promovam os direitos e a cidadania dessa população.