Anvisa libera aplicação de doses da Pfizer em adolescentes

Jovens a partir dos 12 anos poderão ser imunizados com a vacina que, até o momento, é a única contra a Covid-19 aprovada no Brasil para menores de idade

por Victor Gouveia sex, 11/06/2021 - 08:55
Divulgação/SES Lote de doses da Pfizer enviadas a Pernambuco Divulgação/SES

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta sexta-feira (11), o uso das doses da Pfizer para adolescentes a partir de 12 anos. Até o momento, esta é a única vacina contra a Covid-19 aprovada no Brasil para menores de idade.

A Anvisa reforça que a nova orientação foi aprovada após o resultado favorável de estudos feitos pela farmacêutica, que indicaram a eficácia da vacina para imunizar a faixa etária contra o vírus.

Antes da liberação, os dados também foram analisados pela entidade brasileira. Vale destacar que a Pfizer foi a primeira vacina a receber o registro definitivo para Covid-19 no Brasil.

Nos Estados Unidos, jovens entre 12 e 15 anos já eram imunizados com as doses da Pfizer desde maio. A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) avaliou os estudos do laboratório e aprovou o uso à faixa etária.

Na Europa, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) também já havia autorizado o imunizante aos adolescentes a partir dos 12 anos. Para a autorização, a Pfizer precisou apresentar um estudo realizado com cerca de 2 mil jovens para garantir a segurança da vacina.

COMENTÁRIOS dos leitores