Vacinas para indígenas foram desviadas por ouro, diz site

Além disso, os povos indígenas receberam cloroquina e tiveram dificuldade de acesso aos leitos de UTI

por Jameson Ramos seg, 07/06/2021 - 21:01
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens Relatório foi enviado à CPI da Covid-19 Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas relatou à CPI da Covid-19 que os povos indígenas receberam cloroquina e tiveram dificuldade de acesso aos leitos de UTI. Além disso, as vacinas destinadas à essa população foram desviadas a garimpeiros com pagamento em ouro. 

Em entrevista à Folha de São Paulo, Dário Vitório Kopenawa Yanomami, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami, revelou que "É comum a queixa por parte dos yanomami de que os materiais e medicamentos médicos à saúde indígena estão sendo desviados para atendimento aos garimpeiros, em prejuízo dos indígenas”. 

O jornal aponta que ao menos sete denúncias diferentes foram citadas no documento enviado à CPI. O jornal aponta ainda que, na tentativa de diminuir os problemas, a deputada Joenia Wapichana (Rede), coordenadora do grupo, encaminhou ao menos 21 ofícios a autoridades dos ministérios da Saúde e Segurança Pública.

Uma das questões levantadas pela parlamentar é a dificuldade de vacinar alguns indígenas. Em ofício encaminhado à Procuradoria Geral da República, Joênia relatou a influência negativa que missionários estavam exercendo sobre comunidades indígenas, difundindo o temor por meio da propagação de notícias falsas sobre a vacinação contra a Covid-19.

COMENTÁRIOS dos leitores