Recife completa um mês de vacinação contra a Covid-19

Mais 8 mil pessoas já receberam a primeira e a segunda dose do imunizante

por Julianna Valença sab, 20/02/2021 - 12:28
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Mais 8 mil pessoas já receberam a primeira e a segunda dose do imunizante Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Nessa sexta-feira (19), a capital pernambucana completou um mês de execução do plano de vacinação elaborado pela prefeitura da cidade. Durante o período 70.699 doses já foram aplicadas, e 62.458 mil pessoas vacinadas, sendo mais de 8.241 com esquema completo, com primeira e segunda doses.

As doses disponíveis para aplicação na cidade são incompatíveis com a quantidade populacional, por causa disso, o plano de vacinação está funcionando em etapas e prioriza grupos de maior risco. Do total de pessoas que já foram imunizadas, 29.866 são idosos com mais de 80 anos, 32.147 trabalhadores da saúde e 445 pessoas a partir de 18 anos com deficiência severa institucionalizadas.

Na cidade, a tecnologia tem sido uma grande aliada durante o processo de imunização. Para evitar aglomerações, o cadastro e agendamento para receber as doses da vacina podem ser feitos de forma digital, através da plataforma Conecta Recife. Os cidadãos que não possuem acesso à internet ou que tenham alguma dificuldade com a plataforma podem realizar o cadastramento em unidades da Atenção Básica da rede municipal.

Dentro do Conecta Recife foi criada a ferramenta "Vacinômetro" para que a população possa acompanhar a execução do plano Recife Vacina. No site ou aplicativo, são disponibilizados dados sobre as vacinas aplicadas e relatório diário e total de pessoas imunizadas. 

"Eu sempre digo que a única solução para sairmos da pandemia é um amplo programa de vacinação que o Recife Vacina vem cumprindo. Seja pela quantidade de doses aplicadas, pela organização da logística e pelo pioneirismo da digitalização de todo o processo. O que precisamos agora é ter acesso a mais doses para podermos ampliar os grupos e aumentar o ritmo da vacinação”, disse o prefeito de Recife, João Campos.

COMENTÁRIOS dos leitores