PA: Monte Alegre só tem oxigênio até esta sexta

Ministério Público Federal e Ministério Público do Pará pediram providências ao governo do estado

A cidade de Monte Alegre, no Pará, só dispõe de oxigênio hospitalar até a noite desta sexta (22). Diante da iminente falta do produto, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) encaminharam ofícios à Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e à Prefeitura da cidade, recomendando a adoção de medidas imediatas.

Os órgãos de justiça também querem saber quais providências estão sendo tomadas para evitar que o município fique sem oxigênio. De acordo com o MPF, Monte Alegre possui 19 pacientes internados com covid-19. Além disso, as informações enviadas pela secretaria de Saúde de Monte Alegre ao MPPA dão conta de que a empresa responsável por fornecer oxigênio ao município disse que está impossibilitada de entregar o produto nesta sexta-feira e no sábado, por falta de estoque na distribuidora.

A secretaria municipal de Saúde colocou ainda que, até às 22 horas da última quinta-feira (21), possuía 28 cilindros de oxigênio hospitalar, quantitativo considerado baixo para atender a demanda. O MPF e o MPPA também enviaram ofício à prefeitura de Santarém, solicitando auxílio humanitário ao município de Monte Alegre, através da reposição emergencial do estoque do insumo.