Bélgica instala caixas para recolher bebês abandonados

Instituição ganhou o direito de disponibilizar compartimento para abrigar crianças indesejadas pelos pais

por Alex Dinarte qui, 05/11/2020 - 10:31
Reprodução / Twitter Corvia Uma das caixas instaladas para recolher crianças abandonadas Reprodução / Twitter Corvia

A Corvia, organização não-governamental (ONG) de Bruxelas, capital da Bélgica, ganhou o direito de instalar caixas de correio para recolher crianças abandonadas. A decisão judicial veio após três anos, tempo que a instituição recorreu aos tribunais para oferecer abrigo aos bebês deixados ao relento após nascidos.

Segundo reportagem da revista colombiana Semana, as caixas são em formato de berço e são equipadas com sistema de aquecimento. De acordo com a publicação, assim que o bebê é deixado no local, um alerta é enviado para que funcionários da ONG o recolham sem ter contato com as mães ou responsáveis biológicos das crianças. Embora o sistema permita que os pais se identifiquem, a iniciativa de deixá-los no anonimato requer que não haja punição judicial aos familiares.

Para a ONG Corvia, além da vitória na justiça belga representar a possibilidade de amparar as crianças, a instalação das caixas vai contribuir para que índices de abandono nas ruas do país europeu diminuam. Países como Áustria e Estados Unidos têm localidades em que os compartimentos são distribuídos no mesmo formato do recém-aplicado na Bélgica. 

COMENTÁRIOS dos leitores