Pandemia: 90% da população consome cultura na Internet

Filmes, séries e lives são os conteúdos mais procurados

por Alex Dinarte sex, 23/10/2020 - 17:47

Uma pesquisa realizada por meio da parceria do Itaú Cultural com o Instituto Datafolha mostra que o aparelho celular virou plataforma para consumo de cultura em meio à pandemia. Segundo o levantamento, 90% dos participantes do estudo alegaram ter tirado proveito do dispositivo para acompanhar filmes, séries, shows e outros eventos entre os meses de março e setembro de 2020.

A maior audiência de quem usa o celular para o entretenimento é dos filmes e das séries. Segundo a pesquisa, 73% das pessoas confirmam ter dado preferência a esses dois segmentos de produção audiovisual. Já as apresentações nas chamadas “lives”, ficaram em segundo no interesse do público, com 60% dos participantes afirmando terem optado pelos eventos musicais.

As performances de dança e as visitas virtuais aos museus, respectivamente, ficaram com 28% e 17% do público. Embora o consumo de conteúdos na internet tenha subido durante a pandemia, 60% dos entrevistados alegam que vão deixar de consumir cultura online depois que a vacina contra a Covid-19 passar a ser aplicada.

O levantamento ainda apresenta que, embora o consumo de cultura pelo celular seja uma tendência no período pandêmico, a redução da desigualdade digital no país poderia levar mais pessoas aos conteúdos artísticos na Internet. De acordo com a pesquisa, 42% dos entrevistados da região norte do Brasil citaram nunca terem tido acesso à rede mundial ou apenas freqüentar o mundo virtual de maneira esporádica.

A pesquisa consultou 1.521 pessoas de todo o Brasil. Dos entrevistados, 52% vivem no interior e 48% nas regiões de metrópole do país.

COMENTÁRIOS dos leitores