PE anuncia data do retorno do comércio de praia e museus

Detalhes sobre a retomada foram divulgados nesta quinta-feira (27)

por Nathan Santos qui, 27/08/2020 - 18:16
Arthur Souza /LeiaJáImagens/Arquivo . Arthur Souza /LeiaJáImagens/Arquivo

O Governo de Pernambuco anunciou, na tarde desta quinta-feira (27), o retorno do comércio de praia, a partir da próxima segunda-feira (31). A medida é válida para o Recife, cidades da Região Metropolitana e da Zona da Mata, devendo os comerciantes respeitarem os protocolos de combate à Covid-19, como o uso de máscara e álcool em gel durante o trabalho.

Segundo o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, os comerciantes deverão ficar em áreas respeitando o distanciamento de 4x4 metros. Nesse espaço, serão permitidos um guarda-sol e, no máximo, quatro cadeiras.

Lopes ressaltou que caberá às prefeituras o trabalho de fiscalização. "É extremamente importante que esse protocolo seja seguido à risca. Vamos beneficiar 35 mil pessoas; só na área de Recife e Jaboatão dos Guararapes, são 815 pontos de comércio. Essa liberação mostra uma esperança, porque os números, de fato, reduziram", comentou o secretário. A medida representa o avanço para a Etapa 8 do Plano de Convivência com a Covid-19 nos municípios da Macrorregião de Saúde 1, que contempla a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata.

Em coletiva de imprensa, a gestão estadual também autorizou, para a segunda-feira, a retomada dos serviços de escritório em 100% de sua capacidade, assim como poderão funcionar museus e exposições. Todos esses retornos, segundo a gestão estadal, são possíveis devido à desaceleração dos casos do novo coronavírus em Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores