Chefe da AIEA visitará o Irã pela 1ª vez na segunda-feira

Esta visita será a primeira do argentino Rafael Grossi ao Irã desde que assumiu suas funçoes em dezembro passado

sab, 22/08/2020 - 10:19
JOE KLAMAR O presidente do Irã afirmou que a AIEA deve ser capaz de manter sua independência JOE KLAMAR

O diretor-geral da Organização Internacional de Energia Atômica (AIEA) viajará a Teerã na segunda-feira para "reuniões de alto nível com as autoridades iranianas", anunciou neste sábado (22) essa agência com sede em Viena.

Esta visita será a primeira do argentino Rafael Grossi ao Irã desde que assumiu suas funçoes em dezembro passado e ocorrerá antes de uma reunião da comissão mista sobre o acordo nuclear iraniano (JCPOA) em 1o de setembro, após uma troca tensa entre americanos e europeus na ONU.

Durante suas discussões em Teerã, Grossi abordará "a possibilidade de que os inspetores da AIEA tenham acesso aos lugares que desejam visitar", disse a agência em um comunicado.

"Decidi ir pessoalmente a Teerã para ressaltar a importância da cooperação e a plena aplicação de todos os compromissos em questão de garantias com a AIEA", declarou Grossi.

Em junho, o presidente iraniano Hasan Rohani questionou a independência da AIEA após a aprovação de uma resolução na qual advertiu o Irã por se negar a permitir a inspeção dos locais suspeitos, a primeira desde 2012.

COMENTÁRIOS dos leitores