Expedição descobre novo tipo de ‘barata do mar’ gigante

A escolha do termo gigante como nome de tipo refere-se ao tamanho do corpo, que pode atingir tamanhos acima de 15 centímetros na idade adulta

Expedição descobre novo tipo de ‘barata do mar’ gigante

Pesquisadores do Instituto Indonésio de Ciências (LIPI) decobriram um novo tipo de ‘barata do mar’ gigante (Bathynomus giganteus). O novo espécime foi encontrado no Estreito de Sunda e ao sul da ilha de Java, a uma profundidade entre 957 e 1.259 metros abaixo do nível do mar.

A descoberta desse novo tipo de crustáceo foi publicada na revista ZooKeys, no último dia 8 de julho e é considerada uma conquista científica importante. “A descoberta de novas espécies é uma grande conquista de um taxonomista, especialmente espécies espetaculares em termos de tamanho e até do ecossistema em que as espécies foram encontradas”, explicou o Chefe Interino da Divisão de Zoologia do Centro de Pesquisa Biológica do LIPI, Cahyo Rahmadi.

A escolha do termo gigante como nome de tipo refere-se ao tamanho do corpo, que pode atingir tamanhos acima de 15 centímetros na idade adulta. “Seu tamanho é realmente muito grande e ocupa a segunda maior posição do gênero Bathynomus”, explicou a pesquisadora do Centro de Pesquisa em Biologia do LIPI, Conni Margaretha Sidabalok.

Conni explicou que estudos anteriores descobriram cinco tipos de Bathynomus na categoria de super gigante no Oceano Índico e no Pacífico. “A descoberta do primeiro Bathynomus do fundo do mar na Indonésia é muito importante para a pesquisa taxonômica em crustáceos do fundo do mar, dada a escassez de pesquisas semelhantes na Indonésia”, disse Conni.

Morfologia do novo Bathynomus

O novo Bathynomus gigante tem um corpo plano e duro, embora não tenha uma carapaça ou casca dura que proteja os órgãos internos do corpo dos crustáceos. Seus olhos são grandes, planos e têm uma distância suficientemente grande entre os dois. Os órgãos da cabeça são um par de antenas longas, um par de antenas curtas no final da cabeça e a boca e os membros modificados para talheres no segmento inferior da cabeça. Bathynomus tem sete pares de pernas e cinco pares de nadadeiras.

Com informações do Instituto Indonésio de Ciências