Trump ordena retirada da Guarda Nacional de Washington

Região recebeu protestos contra o racismo e a brutalidade policial

dom, 07/06/2020 - 13:06
NICHOLAS KAMM . NICHOLAS KAMM

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou neste domingo (7) a retirada da Guarda Nacional de Washington, D.C., alegando que a situação está sob controle, após protestos contra o racismo e a brutalidade policial.

"Acabei de dar a ordem para que a Guarda Nacional iniciasse o processo de retirada de Washington, D.C., agora que tudo está sob perfeito controle", tuitou Trump. "Eles vão voltar para casa, mas podem retornar rapidamente, se necessário", acrescentou.

"Houve muito menos manifestantes do que o previsto ontem à noite (sábado)!", completou. Milhares de pessoas se manifestaram no sábado (6), pacificamente, contra o racismo e a brutalidade policial nos Estados Unidos, após a morte de George Floyd, em 25 de maio, sob custódia da polícia de Minnesota.

Realizada em frente a uma Casa Branca protegida por uma cerca de arame farpado e transformada em uma trincheira, a concentração na capital federal não registrou nenhum incidente.

A Guarda Nacional é uma força de reserva do Exército dos EUA que pode ser mobilizada em caso de desastres naturais, ou de distúrbios civis.

Após algumas com tumultos e cenas de saques em várias cidades, Trump ameaçou, na segunda-feira passada, convocar o Exército para restaurar "a lei e a ordem". Os protestos têm acontecido diariamente desde a morte de Floyd, asfixiado por um policial.

COMENTÁRIOS dos leitores