Imagens: em Jaboatão, nem parece que existe quarentena

Mesmo com o decreto que visou aumentar as restrições, a população permanece nas ruas do Centro

por Victor Gouveia sex, 22/05/2020 - 13:45

O município de Jaboatão dos Guararapes já registrou 1.312 casos e 219 mortes decorrentes do novo coronavírus. A cidade é umas das cinco que integram o regime mais rígido de quarentena decretado pelo Governo de Pernambuco. Ainda assim, a população continua furando o isolamento domiciliar.

De acordo com o monitoramento do índice de isolamento do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), nessa quarta-feira (20), Jaboatão assumiu a 11ª posição em relação às demais cidades do Estado. A taxa de 50,9% ainda está distante da meta de 70% proposta por especialistas.

“Aqui não estão cumprindo o isolamento”, garante o autônomo Marcos Santos (foto abaixo). Para ele, ainda que aumente o número de vítimas, falta conscientização dos demais para manter as restrições da quarentena. “Alguns pessoas têm necessidade de estar na rua, mas outros é por falta de educação mesmo”, critica.

A aposentada Marinei Alves segue a opinião do autônomo e afirma que “o pessoal gosta de muito de bater perna. Infelizmente o pessoal não respeita”, critica.

Mesmo com cerca de 24 mil casos confirmados e 1.925 mortes em Pernambuco, ela defende a retomada gradual do comércio. “As lojas deveriam estar abertas, mas organizadas. O problema é que os clientes não querem obedecer às normas”, complementa.

COMENTÁRIOS dos leitores