Culinária sustentável ganha importância na quarentena

Evitar desperdício e reaproveitar alimentos ajudam na economia doméstica e fortalecem práticas saudáveis na cozinha

O novo coronavírus mudou hábitos e rotinas das pessoas. O reaproveitamento de alimentos surge como uma alternativa de economia financeira e prática sustentável para evitar o desperdício de alimentos nesse período de quarentena. Profissionais da área da nutrição mostram a importância da culinária sustentável como forma de inovar na cozinha durante esse período.

A professora do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Belém, Isabelle Oliveira, explica que essa é também uma estratégia para evitar a exposição desnecessária. “É importante ressaltar que as idas ao supermercado devem ser reduzidas ao máximo para evitar exposição desnecessária em ambientes públicos. Nesse caso, reaproveitar alimentos passa a ser uma estratégia fundamental, tanto como suporte de mantimentos quanto como relacionado ao excelente valor nutricional que oferecem. Uma grande dica é aproveitar cascas e talos que muitas vezes são descartados”, afirmou.

As cascas de alimentos como banana, abóbora, mamão, cenoura e abacaxi podem ser reaproveitados na cozinha, de acordo com a professora. “Todos são ricos em betacaroteno, que é importante para a imunidade. Os talos de couve, espinafre e todos os folhosos verde escuro também podem ser usados. São ricos em minerais, vitaminas do complexo B, cálcio e fibra”, informou.

Não comprar produtos fora da rotina alimentar da família e evitar estoque desnecessário também são alternativas contra o desperdício, segundo a professora. “Procure a forma correta para armazenar cada grupo de alimentos observando se devem ficar em temperatura ambiente, refrigeração ou congelamento. Durante a compra, atente ao prazo de validade. Nesse período, priorize alimentos naturais, ricos em fibra que são importantes para aumentar a imunidade e as funções intestinais. Não esqueça de beber água, mesmo em pequena quantidade, a cada 15 minutos para se manter hidratado”, acrescentou Isabelle.

A professora e pedagoga Márcia Gisely Sousa coordena, em Belém, o projeto Alimentação Inteligente, que orienta estudantes sobre alimentação sustentável. No vídeo acima, ela mostra como aproveitar o abacaxi na cozinha. 

Confira uma receita com alimentos reaproveitados:   

Brigadeiro da casca de banana

Ingredientes

3 cascas de bananas em tiras/ 1 xícara de açúcar/ 2 colheres de sopa de margarina/ 4 colheres de farinha de trigo/ 1 xícara de leite morno/ 1 xícara de leite em pó/ 2 colheres de sopa de achocolatado/ 1 xícara de chocolate granulado/ Água

Modo de preparo

Em uma panela coloque as cascas de banana, a água e o açúcar. Cozinhe até ficar pastoso. Acrescente os demais ingredientes, exceto o chocolate granulado, e mexa até desprender do fundo da panela. Coloque num prato e deixe esfriar. Faça bolinhas, passe-as no chocolate granulado.

Por Alessandra Fonseca/ Ascom UNINASSAU.