Recife disponibiliza 'drive thru' para vacinação de idosos

As pessoas com mais de 60 anos contam com mais de 40 postos volantes para imunização. Já os profissionais de saúde devem procurar as unidades de saúde

qua, 25/03/2020 - 09:16
Andréa Rêgo Barros/PCR Andréa Rêgo Barros/PCR

Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura do Recife começa a vacinar os idosos contra gripe, em esquema de drive thru – em que a população com mais de 60 anos não precise descer do veículo para ser vacinada. A imunização ocorrerá em dois locais – um na Zona Norte, no Parque da Macaxeira; e outro na Zona Sul, no Shopping Rio Mar. 

Nos dois primeiros dias da Campanha de Vacinação contra Gripe, 110 mil idosos e profissionais de saúde receberam a dose, que equivale a mais de 40% das pessoas que deveriam ser vacinadas nos 18 dias úteis desta primeira fase. Para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde do (Sesau) Recife lembra que a vacinação desses grupos vai até o dia 15 de abril.

No parque, localizado na Avenida Norte, a ação contará com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que disponibilizará um caminhão com gerador próprio, frigobar para conservação das doses e banheiro.

O outro parceiro da ação é o grupo JCPM, que disponibilizou, para a imunização dos idosos, uma parte do estacionamento do centro de compras, que está fechado por causa da pandemia do novo coronavírus. O veículo acessa o shopping pelas cancelas principais, na Avenida República Árabe Unida, faz o contorno próximo ao edifício-garagem e retorna sentido empresariais. O posto de vacinação estará no acesso à Diagmax.

A Sesau está priorizando a vacinação dos idosos em postos volantes montados em mais de 40 escolas e creches municipais, assim como em clubes como o Náutico, associações de moradores, paróquias, polos da Academia da Cidade, entre outros. Já as salas de vacinação das unidades municipais de saúde estarão imunizando os profissionais, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos. A lista de endereços está disponível no site da Prefeitura do Recife. Toda a vacinação está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Também no intuito de evitar aglomerações e focar na imunização dos idosos e profissionais de saúde, o Ministério da Saúde orientou, na última segunda (23), que os municípios suspendam as vacinações de rotina, principalmente das crianças, para que foquem apenas nos idosos e profissionais de saúde, até o dia 15.

OUTRAS ETAPAS - Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.  

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores