Projeto da UFPE oferece tratamento gratuito para diabetes

Serão oferecidos diversos exames médicos, avaliação física completa, prescrição e supervisão de um programa de exercício físico e acompanhamento de equipe multiprofissional

por Eduarda Esteves ter, 02/04/2019 - 15:58
Reprodução/Pixabay Projeto é 100% gratuito e não apresenta fins lucrativos Reprodução/Pixabay

O Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco está com inscrições abertas para um projeto gratuito voltado à população que possui um diagnóstico de diabetes tipo 2.

A iniciativa tem o objetivo de reduzir os níveis de glicemia e pressão arterial através do exercício físico melhorando a saúde dos pacientes com a enfermidade. Para participar do projeto, o voluntário deverá ter o diagnóstico de diabetes tipo 2, hipertensão, ter entre 40 e 60 anos e não praticar exercício físico regularmente.

De acordo Iago Vilela, pesquisador e idealizador da iniciativa, serão oferecidos diversos exames médicos, avaliação física completa, prescrição e supervisão de um programa de exercício físico e acompanhamento de equipe multiprofissional de forma totalmente gratuita.

Ele aponta que os níveis elevados de glicose na corrente sanguínea decorrentes da diabetes tipo 2 estão associados a diversas complicações para o paciente, dentre elas as doenças cardiovasculares, principais causadoras de morte na população.

"Estima-se que pessoas com diabetes apresentam um risco até quatro vezes maior de ser acometido por alguma doença cardiovascular. Quando associado a hipertensão esse risco aumenta ainda mais", detalha o pesquisador.

O projeto é uma parceria da UFPE com a Escola Superior de Educação Física da UPE e as atividades terão duração de quatro a cinco semanas, sendo feitas uma única visita por semana. Os horários são bastante flexíveis de acordo com a rotina do paciente. Para participar, os interessados podem entrar em contato com o pesquisador pelo número (81) 991127615 ou enviar um e-mail para iagovilelad@gmail.com.

COMENTÁRIOS dos leitores