Surto de ebola chega ao fim no Congo, diz OMS

A organização felicitou o governo do país por controlar o surto da doença, além de requererem a mesma atenção para outros vírus que assolam o local

por Beatriz Gouvêa ter, 24/07/2018 - 13:34

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicou o fim do surto de ebola na República Democrática do Congo. A organização felicitou o governo do país por controlar o surto da doença, além de requererem a mesma atenção para outros vírus que assolam o local.

“O surto foi contido graças aos esforços incansáveis das equipes locais, ao apoio de parceiros, à generosidade de doadores e à liderança efetiva do Ministério da Saúde. Esse tipo de liderança, associada à forte colaboração entre parceiros, salva vidas”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A OMS ainda lembrou que forneceu US$ 2 milhões do Fundo de Contingenciamento para Emergências, além de encaminhar uma equipe para ampliar a capacidade de agentes em campo e impulsionar um sistema de gerenciamento de incidentes de emergência. “Essa resposta efetiva ao ebola deve tornar governo e parceiros confiantes de que outros grandes surtos que afetam o país, como cólera e pólio, também podem ser alvo de ações”, expressou Tedros. “Precisamos continuar a trabalhar juntos, investindo no reforço da vigilância e no acesso a cuidados de saúde para os mais vulneráveis”, concluiu.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores