• Tweet
  • Voz de Stephen Hawking viajará ao espaço após seu funeral

    A mensagem - com sua conhecida voz sintetizada e especialmente escrita para a ocasião - será transmitida pela Agência Espacial Europeia

    sex, 15/06/2018 - 09:20
    Jemal Countess O físico Stephen Hawking em 12 de abril de 2016 em Nova York. Jemal Countess

    Uma mensagem do astrofísico britânico Stephen Hawking será transmitida para o buraco negro mais próximo da Terra durante o enterro de suas cinzas, nesta sexta-feira, na Abadia de Westminster, em Londres, junto ao túmulo de Isaac Newton.

    A mensagem - com sua conhecida voz sintetizada e especialmente escrita para a ocasião - será transmitida pela Agência Espacial Europeia.

    "É um gesto bonito e simbólico que cria um vínculo entre a presença do nosso pai neste planeta, seu desejo de ir ao espaço e a exploração do universo em sua mente", disse sua filha Lucy Hawking.

    O professor, que dedicou sua vida a desvendar os mistérios do universo, será enterrado ao lado de outros dois grandes cientistas: Isaac Newton e Charles Darwin.

    A mensagem de Hawking será enviada "ao buraco negro mais próximo, o 1A 0620-00, em um sistema binário com uma estrela anã laranja bastante ordinária", revelou a filha de Hawking.

    O sistema está a 3.500 anos-luz da Terra, o tempo que tardará para chegar a mensagem.

    "É uma mensagem de paz e esperança, sobre a unidade e a necessidade de vivermos juntos e em harmonia neste planeta".

    Hawking, que capturou a imaginação de milhões de pessoas no mundo, faleceu em 14 de março, aos 76 anos.

    O astrofísico desafiou as previsões dos médicos que, em 1964, afirmaram que ele teria poucos anos de vida após o diagnóstico de uma forma atípica de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença que ataca os neurônios motores responsáveis por controlar os movimentos voluntários e que o condenou durante décadas a uma cadeira de rodas.

    COMENTÁRIOS dos leitores