Confira o que abre e fecha no Dia do Trabalhador

Nos shoppings, apenas as praças de alimentação e lazer estarão abertas

por Damares Romão sab, 28/04/2018 - 10:54
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta terça-feira (1º), Dia do Trabalhador, alguns pontos comerciais terão o horário de funcionamento alterado. Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (CDL), as lojas do cento e bairros estarão fechadas.

Nos shoppings, apenas as praças de alimentação e lazer estarão abertas. Para se programar, confira o que abre e fecha no próximo feriado:

 

Centro e bairros:

Lojas fechadas.

Shoppings RMR

Shopping Recife

Lojas Fechadas; Alimentação e lazer, funcionamento facultativo das 12h às 21; Cinema, conforme programação;

Shopping Tacaruna

Lojas Fechadas; Alimentação das 12h às 21h, podendo funcionar de forma facultativa até as 22h; Cinema, conforme programação;

RioMar Shopping

Lojas Fechadas; Alimentação, lazer e farmácias das 12h às 21h; Diagmax das 9h às 21h;  Cinema, conforme programação;

Plaza Shopping

Lojas Fechadas; Alimentação e lazer das 12h às 21h;

Shopping Boa Vista

Lojas Fechadas; Alimentação, funcionamento facultativo das 11h às 19h; Game Station das 11h às 21h; Cinema, conforme programação;

Paço Alfândega

Lojas Fechadas; Alimentação das 11h às 20h;

Paulista North Way Shopping

Lojas Fechadas; Alimentação e lazer – das 12h às 21h; Cinema, conforme programação;

Shopping Costa Dourada

Lojas Fechadas; Alimentação, quiosques e PlayToy – das 11h às 21h;

Patteo Olinda Shopping

Lojas Fechadas; Alimentação, funcionamento facultativo das 11h às 19h; Game Station 11h às 21h; Cinema, conforme programação;

Shopping Guararapes

Lojas Fechadas; Alimentação, funcionamento facultativo das 12h às 21h; Hiper Bompreço das 9h às 20h; Game Station das 12h às 21h; Cinema, conforme programação;

* 04/05 Feriado Municipal; Emancipação de Jaboatão dos Guararapes

Lojas funcionando normalmente das 9h às 22h; Alimentação e lazer – 9h às 22h; Hiper Bompreço das 8h às 22h; Bancos fechados; Celpe e Detran a definir; Cinema, conforme programação;

Cultura

Do sábado até a terça-feira, teatros, galerias e espaços públicos espalhados pela cidade oferecem atividades gratuitas e diversificadas, algumas delas especialmente dedicadas aos trabalhadores.

No próprio dia 1º, o Teatro de Santa Isabel convida os trabalhadores que estiverem de folga para um passeio pela história do equipamento. A visita é gratuita, começa às 15h e destina-se a todos os públicos, dos 10 anos em diante. Para participar basta se inscrever pelos telefones 3355-3323 ou 3355-3324.

No Museu da Cidade, também terça-feira, a dinâmica O Forte e o Tempo colocará os visitantes para construir seu próprio forte, num jogo de estratégia dedicado a todas as idades, que será oferecido entre 10h e 11h e das 15h às 16h. Ao longo do dia, também estará aberta à visitação a exposição Cinco Pontas. O museu estará aberto também no sábado e no domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

No Paço do Frevo, o dia dedicado aos trabalhadores será o domingo (29), quando será assegurado acesso gratuito para todos os públicos visitarem o museu. No sábado e no domingo, o espaço funciona das 14h às 18h, com última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades.

No Parque Dona Lindu, o lazer está garantindo para adultos, crianças e pets, durante todo o feriado. No sábado, a partir das 17h, será oferecida uma oficina de dobradura gratuita. Não precisa se inscrever para participar, mas as vagas são limitadas. A Janete Costa funciona no sábado, das 14h às 20h, e no domingo, das 15h às 19h. A entrada é gratuita.

No sábado (28), das 9h às 12h, o Sítio Trindade recebe o projeto Ação Social que oferecerá desde serviços de saúde gratuitos, como aferição de peso e teste de glicemia, até aulão de zumba e cortes de cabelo e barba para homens, além de penteados para mulheres. O evento fará coleta seletiva de óleo e bazar beneficente para ajudar o Lar Rejane Marques. No domingo e na terça, o parque abre das 5h às 19h. Nos demais dias do feriadão, funciona das 5h às 22h.

Meio ambiente

No Jardim Botânico, haverá oficina de herborização no sábado (28), e palestra sobre o bioma da Caatinga, no domingo (29). O público também poderá conferir uma exposição temporária de Plantas da Caatinga, localizada na alameda de entrada do JBR. Como de praxe, a reserva vai fechar para manutenção na segunda (30), mas estará aberta na terça (1º/5), Dia do Trabalhador. Localizado no Curado, o equipamento recebe visitantes das 9h às 15h30, e o acesso é gratuito. 

No Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, o funcionamento é normal no sábado (28). Já no domingo (29), o dia será de comemoração pelo aniversário de três anos do espaço educativo, com uma série de atividades. A partir das 9h, haverá meditação, oficinas de horta e de compostagem, esquetes teatrais e histórias cantarolas. Um dos pontos altos de festejo será a apresentação, às 16h, da orquestra infantil do Instituto Paço de Anjo, projeto social do maestro Spok. Cerca de 20 crianças vão tocar, cantar e encenar para público, mostrando todo o seu talento e amor aos ritmos pernambucanos. O corte do bolo, marcado para às 17h, encerra as comemorações. Na segunda (30) e terça (01|05), o econúcleo estará fechado.

Compaz e bibliotecas

Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), quanto o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e as Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechados a partir do dia 30 de abril, devido ao feriado do Dia do Trabalhador. As unidades retomam as atividades no dia 2 de maio.

Turismo e lazer

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funciona no domingo e no feriado do Dia do Trabalhador, das 7h às 16h. Os parques Santana e Macaxeira funcionam normalmente. As Academias Recife fecham no dia 1º de Maio. Já o projeto Lazer na Rua acontece, normalmente, no domingo 28 e na terça no Segundo Jardim de Boa Viagem.

Trânsito

Os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, serão suspensos na segunda-feira (30) e terça-feira (1º), voltando a funcionar normalmente a partir da quarta-feira (2), das 8h às 13h.

Emprego

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco fecham na segunda (30) e na terça (1º).

Procon

A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham na segunda (30) e na terça (1º).

Mercados e feiras

Os mercados públicos e Feiras Novas da cidade funcionam em horário especial na terça-feira (1º), das 6h às 13h. No sábado (28), domingo (29) e segunda-feira (30), o funcionamento não é alterado e será das 6h às 18h, das 6h às 13h e das 6h às 18h, respectivamente.

COMENTÁRIOS dos leitores