Baixo estoque de sangue preocupa Hemope
Média de doação precisa crescer em 30% para garantir demanda do fim de ano
dezembro 27, 2012 - 12:53 pm
O estoque de sangue da Fundação Hemope está muito abaixo do necessário para este fim de ano. Devido as festividades, o número de viagens aumenta e consequentemente a quantidade de acidentes também. Para suprir as necessidades dos pacientes, a única unidade pública de hemoterapia de Pernambuco precisa, no mínimo, de 450 doações por dia.
“Tivemos uma queda grande de doadores no natal refletindo negativamente no estoque de sangue. A média de 300 doações por dia com o crescimento da demanda não é suficiente. Precisamos aumentar em pelo menos 30%”, apela a Diretora de Hemoterapia do Hemope, Elizabeth Vilar.
A diretora lembra que por ser universal, o tipo de sangue O- tem a maior baixa e precisa ser urgentemente reabastecido. “Esse tipo de sangue é muito utilizando nos procedimentos cirúrgicos com grandes hemorragias. É muito importante repor esse estoque”, afirmou.
Para garantir o aumento do estoque e estimular os doadores o Hemope reforçou sua coleta do Hemocentro Recife e nas unidades do interior. Em Recife, a fundação funcionará como de costume no feriado do Reveillon.
A coleta de sangue será realizada normalmente no sábado (29), segunda (31) e terça-feira (1º). O Hemocentro Recife fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro do Derby. A unidade funcionará das 7h15 às 18h30.
Para doar, basta ser maior de 16 anos (doadores de até 17 anos devem estar acompanhados por um responsável), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Pessoas que ingeriram bebida alcoólica só podem doar sangue 12h após a ingestão. “Mais do que nunca, precisamos da ajuda e da solidariedade do nosso doador para repor o estoque de sangue para este feriadão de fim de ano”, concluiu a diretora.