Há 75 anos, Ilha do Retiro recebia 1º jogo de Copa do Mundo no Nordeste

Chile venceu os Estados Unidos na capital pernambucana por expressivos 5 a 2

Há 75 anos, Ilha do Retiro recebia 1º jogo de Copa do Mundo no Nordeste

Imagem: Reprodução/Instagram/sportrecife

O Estádio Adelmar da Costa Carvalho, popularmente conhecido como Ilha do Retiro, é um marco para o futebol brasileiro. Foi lá, em 1950, que o Nordeste recebeu o primeiro jogo de Copa do Mundo, entre Chile e Estados Unidos, pela primeira fase daquele mundial. Os sul-americanos venceram os ianques por expressivos 5 a 2, há exatos 75 anos.

A partida foi assistida pelo governador Barbosa Lima Sobrinho, mais tarde presidente da Academia Brasileira de Imprensa; pelo prefeito Moraes Rego; pelo presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Leopoldo Casado, pelo presidente do Sport, Severino Almeida; e pelo presidente da Fifa, Jules Rimet.

O Sport relembrou a efeméride, nesta quarta-feira (2), através das redes sociais. A partida foi válida pelo Grupo 2 e teve gols de Robledo, Cremaschi, duas vezes, Prieto e Riera para os chilenos, enquanto Wallace e Maca descontaram para os norte-americanos.

Depois de 64 anos, outra Copa do Mundo foi realizada em território brasileiro. Ao todo, cinco jogos foram disputados na Arena de Pernambuco, sendo quatro pela primeira fase (Japão x Costa do Marfim, Itália x Costa Rica, Croácia x México e Alemanha x EUA) e um das oitavas de final, entre Costa Rica e Grécia.

Em 2027, será a vez da capital pernambucana receber jogos da Copa do Mundo feminina. A previsão é de que sete partidas acontecem na Arena de Pernambuco, ainda sem confrontos definidos.