Sport dá aval a trio português mesmo após queda de rendimento e lesões
Sérgio Oliveira, Gonçalo Paciência e João Silva têm o respaldo da direção e do técnico António Oliveira
maio 15, 2025 - 5:03 pm

Paciência comemora gol marcado em cima do Santa Cruz, na Ilha. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo
Outrora protagonistas, Sérgio Oliveira, Gonçalo Paciência e João Silva caíram de rendimento e passaram a ser alvos constantes de críticas da torcida do Sport. O trio de portugueses, entretanto, segue nos planos da cúpula leonina e do também lusitano treinador António Oliveira para a sequência da temporada.
Sérgio Oliveira chegou ao Sport com status de titular absoluto. Ao menos nos primeiros jogos, correspondeu, mostrando boa técnica, visão de jogo e um passe refinado. Chegou até a marcar um gol na derrota por 2 x 1 para o Corinthians, em abril, mas passou a ter atuações cada vez mais tímidas.
O estopim foi na goleada por 4 x 0 sofrida frente ao Cruzeiro, no último fim de semana, quando Sérgio errou passes considerados simples e não deu conta do recado na criação de jogadas – Lucas Lima estava suspenso. Antes de chegar ao Sport, o meia estava no Olympiacos, da Grécia.
João Silva de saída do Sport?
Já o zagueiro João Silva foi outro que se não se encontrou contra a Raposa, falhando em lances cruciais. No início desta semana, circulou uma informação falsa de que o Sport afastaria o atleta. Ele permanece nos planos de António Oliveira, que vem tendo conversas individuais com o elenco durante as sessões de treino para tentar recuperar a confiança, hoje distante.
Pelo Sport, João Silva jogou 16 partidas, todas como titular, sem ser substituído uma única vez. O defensor, que veio do Kortrijk, da Bélgica, tem um gol marcado na temporada, no Clássico das Multidões diante do Santa Cruz, pela semifinal do Campeonato Pernambucano.
Gonçalo Paciência: um belo cartão de visitas e só
O atacante Gonçalo Paciência estreou pelo Sport com pompa de craque. Logo no primeiro jogo como titular, marcou dois golaços, na goleada por 4 x 1 sobre o Jaguar, ainda em janeiro, pela primeira fase do Pernambucano. Aquele belo cartão de visitas fez o torcedor rubro-negro se encher de esperanças em torno do camisa 9.
De lá para cá, porém, apesar de alguns lampejos, Paciência deixou a desejar. Não balança as redes desde março, também no triunfo em cima do Santa Cruz. Em 17 jogos no ano, tem cinco gols.
O histórico de lesões
Exceto João Silva, os portugueses vêm encontrando problemas físicos desde que desembarcaram no Recife. O caso mais sério é o de Paciência, com duas lesões no quadril. A última o deixará de molho por aproximadamente seis semanas, segundo estipulou o departamento médico rubro-negro.
Sérgio Oliveira, por sua vez, ainda não teve nenhuma lesão séria diagnosticada, mas ficou de fora de alguns jogos por desgaste muscular, como na derrota para o Fluminense, que culminou com a demissão de Pepa.