Recife sem Racismo: campanha chega à capital durante o “Clássico das Multidões” deste sábado (15)

Iniciativa visa propagar movimento contra a discriminação no esporte

Recife sem Racismo: campanha chega à capital durante o “Clássico das Multidões” deste sábado (15)

A campanha chega pela primeira vez ao Recife durante o Clássico das Multidões deste sábado (15). (Fotos: Equipe SDHJ)

Neste sábado (15), dia de “Clássico das Multidões” decisivo no Recife, Santa Cruz e Sport se enfrentam às 16h30 pela semifinal do Campeonato Pernambucano. Além do confronto, um passo muito importante para a luta antirracista nos estádios também acontecerá hoje: a implementação da campanha “Recife sem Racismo”.

Promovida Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, a iniciativa visa propagar um movimento contra a discriminação no esporte. Por isso, neste sábado, atletas dos dois times estarão juntos para uma reunião que visa introduzir o debate sobre a temática. O momento será conduzido por ativistas da causa, e se encerrará com uma foto dos jogadores e equipe segurando a faixa da campanha. 

Iniciativa pioneira

Marco Aurélio Filho, secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, afirmou que o projeto foi inspirado no caso do atacante Luighi, jogador da categoria Sub-20 do Palmeiras, que foi vítima de ataques racistas durante uma partida.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar jogadores, torcedores e a sociedade sobre a importância do combate ao racismo no futebol e nas relações sociais. De forma pioneira, estamos levando a campanha Recife sem Racismo para o estádio”, discursou.

Para denunciar atos racistas, é possível acessar o Conecta Recife ou site do Recife sem Racismo.

LeiaJá também: Polícia Civil de Pernambuco apreende facas e explosivos nas sedes de torcidas organizadas